.
Sinopse
.
Número de Páginas
296
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Formação de Professores
Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso
PREFÁCIO 17
Ângela Russi
CAPÍTULO 1
OS PRESSUPOSTOS DA BNCC E OS
FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA REDE
MUNICIPAL DE ENSINO DE UMUARAMA 19
Elisangela Alves dos Reis
Dayane Horwat Imbriani Oliveira
Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso
CAPÍTULO 2
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE
LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL 31
Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato
CAPÍTULO 3. COMPONENTE
CURRICULAR MATEMÁTICA E A
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 51
Silvia Regina Watanabe
CAPÍTULO 4
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS
INICIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE
NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 75
Marta Almeida de Souza Klichowski
CAPÍTULO 5
O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS
ANOS INICIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NA
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 89
Elaine Darli Baffilli Hirt
CAPÍTULO 6
COMPONENTE CURRICULAR
ARTE E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 113
Andréa Pinesso da Silva
CAPÍTULO 7
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: EM DESTAQUE
AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS SOB A PERSPECTIVA
DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 139
Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui
CAPÍTULO 8
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE
EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL E A TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL 161
Fábio Massamitsu Sakata
CAPÍTULO 9
COMPONENTE CURRICULAR
ENSINO RELIGIOSO E A
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 195
Gisele dos Santos Gasparetto
CAPÍTULO 10
A BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR E A TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL: IMPLICAÇÕES
TEÓRICAS METODOLÓGICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 213
Eliza Revesso Vieira Pereira
Fátima Regina dos Santos Silva
Juliana Boleta Mattos
Michela Elisangela Ehrlich Tanaka
CAPÍTULO 11
EDUCAÇÃO ESPECIAL E TEORIA
HISTÓRICO-CULTURAL: UM OLHAR
SOBRE A BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR (BNCC) 241
Angela Pinto Tavares Baccarin
Maria de Lourdes Castanha de Freitas
Priscila Ramos Gimenez dos Santos
CAPÍTULO 12
EDUCAÇÃO ESPECIAL E
CURRÍCULO INCLUSIVO
NO CONTEXTO DA BNCC 261
Nerli Nonato Ribeiro Mori
CAPÍTULO 13
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) 277
Gisele dos Santos Gasparetto
Angela Pinto Tavares Baccarin
Ângela Russi
Dayane Horwat Imbriani Oliveira
Elaine Darli Baffilli Hirt
Eliza Revesso Vieira Pereira
Fábio Massamitsu Sakata
Fátima Regina dos Santos Silva
Gisele dos Santos Gasparetto
Juliana Boleta Mattos
Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui
Maria de Lourdes Castanha de Freitas
Marta Almeida de Souza Klichowski
Michela Elisangela Ehrlich Tanaka
Priscila Ramos Gimenez dos Santos
Silvia Regina Watanabe