Proposta Pedagógica Curricular da Rede Municipal de Ensino de Umuarama

Proposta Pedagógica Curricular da Rede Municipal de Ensino de Umuarama

Proposta Pedagógica Curricular da Rede Municipal de Ensino de Umuarama

ISBN: 9788546227600 AUTOR: Elisangela Alves Dos Reis

.

Mais Informações

Sinopse

.


Número de Páginas

296


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2024


Área

Formação de Professores


APRESENTAÇÃO 11

Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso

PREFÁCIO 17

Ângela Russi

CAPÍTULO 1

OS PRESSUPOSTOS DA BNCC E OS

FUNDAMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DA REDE

MUNICIPAL DE ENSINO DE UMUARAMA 19

Elisangela Alves dos Reis

Dayane Horwat Imbriani Oliveira

Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso

CAPÍTULO 2

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE

LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS

INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL 31

Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato

CAPÍTULO 3. COMPONENTE

CURRICULAR MATEMÁTICA E A

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 51

Silvia Regina Watanabe

CAPÍTULO 4

O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS

INICIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA

PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE

NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 75

Marta Almeida de Souza Klichowski

CAPÍTULO 5

O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS

ANOS INICIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NA

PRÁTICA PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NA

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 89

Elaine Darli Baffilli Hirt

CAPÍTULO 6

COMPONENTE CURRICULAR

ARTE E A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 113

Andréa Pinesso da Silva

CAPÍTULO 7

O ENSINO DE HISTÓRIA NOS

ANOS INICIAIS DO ENSINO

FUNDAMENTAL: EM DESTAQUE

AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS

PEDAGÓGICAS SOB A PERSPECTIVA

DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 139

Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui

CAPÍTULO 8

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE

EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL E A TEORIA

HISTÓRICO-CULTURAL 161

Fábio Massamitsu Sakata

CAPÍTULO 9

COMPONENTE CURRICULAR

ENSINO RELIGIOSO E A

TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL 195

Gisele dos Santos Gasparetto

CAPÍTULO 10

A BASE NACIONAL COMUM

CURRICULAR E A TEORIA

HISTÓRICO-CULTURAL: IMPLICAÇÕES

TEÓRICAS METODOLÓGICAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 213

Eliza Revesso Vieira Pereira

Fátima Regina dos Santos Silva

Juliana Boleta Mattos

Michela Elisangela Ehrlich Tanaka

CAPÍTULO 11

EDUCAÇÃO ESPECIAL E TEORIA

HISTÓRICO-CULTURAL: UM OLHAR

SOBRE A BASE NACIONAL COMUM

CURRICULAR (BNCC) 241

Angela Pinto Tavares Baccarin

Maria de Lourdes Castanha de Freitas

Priscila Ramos Gimenez dos Santos

CAPÍTULO 12

EDUCAÇÃO ESPECIAL E

CURRÍCULO INCLUSIVO

NO CONTEXTO DA BNCC 261

Nerli Nonato Ribeiro Mori

CAPÍTULO 13

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) 277

Gisele dos Santos Gasparetto


Andréa Pinesso da Silva

Angela Pinto Tavares Baccarin

Ângela Russi

Dayane Horwat Imbriani Oliveira

Elaine Darli Baffilli Hirt

Eliza Revesso Vieira Pereira

Fábio Massamitsu Sakata

Fátima Regina dos Santos Silva

Gisele dos Santos Gasparetto

Juliana Boleta Mattos

Maria Aparecida de Lima Meira Nakasugui

Maria de Lourdes Castanha de Freitas

Marta Almeida de Souza Klichowski

Michela Elisangela Ehrlich Tanaka

Priscila Ramos Gimenez dos Santos

Silvia Regina Watanabe


Relacionados

Espaços Museológicos e Educação Formal

Espaços Museológicos e Educação Formal

R$ 49,90
Comprar
Entorse na Comunicação entre Professor e Aluno

Entorse na Comunicação entre Professor e Aluno

R$ 29,00
Comprar
As imagens nas configurações educativas contemporâneas

As imagens nas configurações educativas contemporâneas

R$ 42,90
Comprar
Escuta sensível

Escuta sensível

R$ 53,90
Comprar