Neste terceiro volume, Práticas socioeducativas em espaços escolares e não escolares, as discussões trazidas por educadores sociais, professores da educação básica e do ensino superior e, por pesquisadores da área de Pedagogia e da Educação Social vers...
Sinopse
Neste terceiro volume, Práticas socioeducativas em espaços escolares e não escolares, as discussões trazidas por educadores sociais, professores da educação básica e do ensino superior e, por pesquisadores da área de Pedagogia e da Educação Social versam sobre a Pedagogia Social como ferramenta de práticas em diferentes espaços. Dessa forma, os textos contribuem para as seguintes discussões neste campo teórico: a educação social e as práticas escolares, a potencialidade de situações educativas extraclasse contribuindo para a profissionalização de jovens, a relação educacional e as questões étnico raciais, as relações de práticas educativas na área da saúde e do turismo, o espaço não escolar como característica do trabalho do Pedagogo e a contribuição do campo teórico da Pedagogia Social na Europa para pensarmos sobre as possíveis construções da Educação/Pedagogia Social no Brasil. Com isso, o intuito desse material é contribuir para a discussão do campo teórico da Pedagogia Social possibilitando, assim, a formação de professores e educadores sociais, assim como a formação inicial dos futuros profissionais que atuarão em espaços educacionais escolares e não escolares.
Número de Páginas
248
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
1. Os jogos cooperativos como instrumento educacional
2. O contra turno escolar sob a perspectiva da pedagogia social e da psicologia sócio histórica
3. Dificuldades encontradas por professores de língua portuguesa de escolas públicas urbanas em relação a alunos indígenas da etnia xavante
4. A escola e seus lugares derepresentação: uma experiência estética com jovens da rede Faetec/RJ
5. Teoria e prática: possíveis aproximações entre a pedagogia histórico-crítica e a prática educativa na educação profissional e tecnológica
6. O pedagogo no ambiente não formal: um relato de experiência no espaço Jardim do Afeto no município de Macaé/RJ
7. As dores “sem delícias” do parto (des)humanizado em hospitais públicos ou privados: as narrativas de mulheres sobre a violência obstétrica
8. Formação de educadores sociais: o Estatuto da Criança e do Adolescente e a atuação profissional com meninas e meninos
9. Educação não formal: práticas educativas nos espaços não escolares
10. Memória de Velhos: Educação popular em saúde como um ofício de cuidado
11. A dimensão social do turismo na perspectiva da Pedagogia Social: práticas socioeducativas coletivas.