Políticas educacionais e ensino de geografia: Sentidos de currículos, práticas e formação docente, é resultado de pesquisas acadêmicas e reúne discussões sobre políticas educacionais, curriculares e os impactos causados na Geografia Escolar, assim como...
Sinopse
Políticas educacionais e ensino de geografia: Sentidos de currículos, práticas e formação docente, é resultado de pesquisas acadêmicas e reúne discussões sobre políticas educacionais, curriculares e os impactos causados na Geografia Escolar, assim como à formação de professores de Geografia e da história da disciplina escolar brasileira e de Timor Leste. Todos os temas tratados com base na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.
Número de Páginas
392
Formato
14x21
Ano de Publicação
2021
Área
Geografia
Apresentação
1. Políticas públicas educacionais são eventos geográficos: uma contribuição à geografia da educação
2. Por uma abordagem socio-educacional dos discursos de currículo no contexto escolar
3. Nada é absoluto: a contingencialidade das políticas educacionais para a formação de professores no contexto do Pibid
4. Políticas curriculares para a licenciatura em geografia: significações de estágio supervisionado
5. Normas, teorias e práticas: o discurso da práxis na educação
6. Os dilemas docentes extrusivos e intrusivos em diálogo com a abordagem discursiva nos estudos curriculares: novas reflexões e caminhos
7. Oficinas pedagógicas de geografia: alinhavos de empoderamento docente
8. Identidade nacional no currículo de geografia em timor-leste: entre representações e disputas na significação
9. Quando a geografia física na escola se realiza pela política: a Era Vargas e a produção imaginária do território pelo discurso de natureza na geografia escolar
10. O Enem, o vestibular e suas articulações em torno da democratização do acesso ao ensino superior
11. Da política pluralista para a cartografia plural: contribuições da teoria do discurso
12. Políticas curriculares do estado de São Paulo: o Programa São Paulo faz escola e a autonomia docente, quem limita quem?
13. A reestruturação urbana, o direito à cidade e a geografia escolar
14. O discurso das novas tecnologias e a educação no Brasil: fetiche ou possibilidade para o ensino?
Sobre os(as) organizadores(as) e autores(as)
Gabriela Fernandes Jordão
Giovanna Ermani
Joseane Gomes de Araújo
Linovaldo Miranda Lemos
Lucas Ferraz Frauches Carvalho
Marcone Denys dos Reis Nunes
Ivaneide Silva dos Santos:
Regina Célia Frigério
Stéphanie Rodrigues Panutto
Thalles Vichiato Breda
Thiara Vichiato Breda
Vanessa Lessio Diniz