Políticas Educacionais e Ensino de Geografia

Políticas Educacionais e Ensino de Geografia

Sentidos de currículo, práticas e formação docente

ISBN: 9786558402978 AUTOR: Rafael Straforini (orgs.), Thiago Manhães Cabral (orgs.), Jéssica Cecim (orgs.), Anniele Freitas (orgs.), Gustavo Teramatsu (orgs.)

Políticas educacionais e ensino de geografia: Sentidos de currículos, práticas e formação docente, é resultado de pesquisas acadêmicas e reúne discussões sobre políticas educacionais, curriculares e os impactos causados na Geografia Escolar, assim como...

R$ 69,90 R$ 55,92

Mais Informações

Sinopse

Políticas educacionais e ensino de geografia: Sentidos de currículos, práticas e formação docente, é resultado de pesquisas acadêmicas e reúne discussões sobre políticas educacionais, curriculares e os impactos causados na Geografia Escolar, assim como à formação de professores de Geografia e da história da disciplina escolar brasileira e de Timor Leste. Todos os temas tratados com base na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.


Número de Páginas

392


Formato

14x21


Ano de Publicação

2021


Área

Geografia


Prefácio

Apresentação

1. Políticas públicas educacionais são eventos geográficos: uma contribuição à geografia da educação

2. Por uma abordagem socio-educacional dos discursos de currículo no contexto escolar

3. Nada é absoluto: a contingencialidade das políticas educacionais para a formação de professores no contexto do Pibid

4. Políticas curriculares para a licenciatura em geografia: significações de estágio supervisionado

5. Normas, teorias e práticas: o discurso da práxis na educação

6. Os dilemas docentes extrusivos e intrusivos em diálogo com a abordagem discursiva nos estudos curriculares: novas reflexões e caminhos

7. Oficinas pedagógicas de geografia: alinhavos de empoderamento docente

8. Identidade nacional no currículo de geografia em timor-leste: entre representações e disputas na significação

9. Quando a geografia física na escola se realiza pela política: a Era Vargas e a produção imaginária do território pelo discurso de natureza na geografia escolar

10. O Enem, o vestibular e suas articulações em torno da democratização do acesso ao ensino superior

11. Da política pluralista para a cartografia plural: contribuições da teoria do discurso

12. Políticas curriculares do estado de São Paulo: o Programa São Paulo faz escola e a autonomia docente, quem limita quem?

13. A reestruturação urbana, o direito à cidade e a geografia escolar

14. O discurso das novas tecnologias e a educação no Brasil: fetiche ou possibilidade para o ensino?

Sobre os(as) organizadores(as) e autores(as)

Gabriel Brasil Pedro

Gabriela Fernandes Jordão

Giovanna Ermani

Joseane Gomes de Araújo

Linovaldo Miranda Lemos

Lucas Ferraz Frauches Carvalho

Marcone Denys dos Reis Nunes

Ivaneide Silva dos Santos:

Regina Célia Frigério

Stéphanie Rodrigues Panutto

Thalles Vichiato Breda

Thiara Vichiato Breda

Vanessa Lessio Diniz

Relacionados

A Formação do Pedagogo em Destaque

A Formação do Pedagogo em Destaque

R$ 51,21
Comprar
A Formação de Professores de Geografia

A Formação de Professores de Geografia

R$ 15,92
Comprar
A Formação Docente e a Educação Profissional e Tecnológica

A Formação Docente e a Educação Profissional e Tecnológica

R$ 60,21
Comprar
O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia

O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia

R$ 46,13
Comprar