Políticas e Práticas Educacionais

Políticas e Práticas Educacionais

Dilemas e Proposições

ISBN: 9788546213559 AUTOR: Maria Eurácia Barreto De Andrade

Esta obra coletiva procura abordar importantes temáticas da educação contemporânea, sobretudo, refletindo sobre pontos desafiadores que instigam os educadores da Educação Básica. Busca uma interlocução com o leitor por meio do olhar dos autores sobre d...

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Sinopse

Esta obra coletiva procura abordar importantes temáticas da educação contemporânea, sobretudo, refletindo sobre pontos desafiadores que instigam os educadores da Educação Básica. Busca uma interlocução com o leitor por meio do olhar dos autores sobre diversos aspectos presentes em diferentes níveis de ensino. Dessa forma, se reafirma o compromisso com uma educação mais inclusiva, democrática e acolhedora, convidando o leitor a materializar as ideias refletidas realizando uma leitura crítica e buscando exercitar uma escola mais qualificada. Foi neste contexto que a obra intitulada Políticas e práticas educacionais: dilemas e proposições ganhou corpo, construída por mãos que buscam refletir práticas, defender concepções e anunciar ideias em torno dos processos formativos e pedagógicos nos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e, agora se materializa nesta produção coletiva. Espera-se que as abordagens apresentadas/refletidas nesta obra possam contribuir para ampliar o debate e a reflexão acerca das temáticas evidenciadas, assim como, fomentar inquietações para novos estudos sobre as políticas, formação e processos educativos.


Número de Páginas

384


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Educação


Capítulo 1: Formação de professores: teoria, prática e habitus professoral no estágio supervisionado; Capítulo 2: Formação de professores: diálogos e perspectivas sobre a inclusão de todos no ensino superior; Capítulo 3: Informar ou formar: uma reflexão acerca da avaliação da aprendizagem escolar no contexto da educação brasileira; Capítulo 4: Uma reflexão acerca do professor e livro didático sob a ótica focaultiana; Capítulo 5: A formação continuada dos educadores de EJA do município de Colider/MT: uma saída possível; Capítulo 6: Educação popular: práticas pedagógicas da escola do campo, o MST e uma proposta de educação alternativa; Capítulo 7: Repensando a prática pedagógica na educação de jovens e adultos: “a pesquisa como princípio educativo”; Capítulo 8: A participação das mulheres na ciência: um panorama do perfil das licenciandas ingressantes e egressas do IFRJ – campus Duque de Caxias; Capítulo 9: Provocações e problematizações de gênero; Capítulo 10: A criança com paralisia cerebral na escola regular; Capítulo 11: Aspectos que podem interferir na inclusão social e escolar da criança com síndrome congênita do zika vírus; Capítulo 12: Desafios da formação do leitor no século XXI: o papel da escola; Capítulo 13: Práticas de avaliação na educação física escolar; Capítulo 14:Provinha Brasil: na contramão das políticas linguísticas voltadas à educação escolar indígena; Capítulo 15:O processo de alfabetização no contexto das práticas sociais: uma relação possível? Capítulo