O presente livro surge no contexto das produções acadêmicas que trazem como preocupação a metodologia de pesquisa educacional. Pretende se constituir em espaço crítico-reflexivo sobre a produção do conhecimento, o qual tem como orientação metodológica ...
Sinopse
O presente livro surge no contexto das produções acadêmicas que trazem como preocupação a metodologia de pesquisa educacional. Pretende se constituir em espaço crítico-reflexivo sobre a produção do conhecimento, o qual tem como orientação metodológica a pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa-ação colaborativa é concebida como caminho viável para construir processos investigativos compromissados com as demandas da educação pública, na qual a prática pedagógica se efetiva.
Número de Páginas
240
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Educação
PREFÁCIO
1. DA PESQUISA-AÇÃO À PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA E SEU COMPROMISSO COM AS TRANSFORMAÇÕES NA EDUCAÇÃO
2. PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA: O ESTADO DA QUESTÃO COMO REVELADOR DE PROCESSOS INVESTIGATIVOS
3. O MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: CONTRIBUIÇÕES À PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVA
4. A PESQUISA COLABORATIVA E O POTENCIAL DE MEDIAÇÃO DO GRUPO COLABORATIVO NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
5. CONSTRUINDO A PESQUISA-AÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
6. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UMA PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BACHARÉIS DA UFU
7. AFETIVIDADE EM FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS EM UM GRUPO COLABORATIVO
SOBRE AUTORAS