Sinopse
Esta obra de autoria coletiva e multidisciplinar traz um conjunto de artigos que versam sobre o cenário atual de uma política linguística no Brasil, abordando pontos atinentes à política e planificação linguística, seja no que diz respeito à documentação e conservação linguística, planejamento, difusão e ensino, tanto de línguas vernaculares como estrangeiras, de herança ou autóctones.
Número de Páginas
224
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2015
Área
Educação
Capítulo 1: Escrevendo gramáticas no século XXI; Capítulo 2: Uma língua, uma nação? O papel dos vernáculos na formação dos estados nacionais europeus; Capítulo 3: A governação pombalina e a profissão docente; Capítulo 4: O ensino de língua latina no Brasil setecentista: As reformas pombalinas e a escolarização do saber; Capítulo 5: A lusofonia e o papel de instâncias nacionais e internacionais na promoção e difusão do português como língua estrangeira; Capítulo 6: Perspectiva interacionista das tarefas do Celpe-Bras e o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua; Capítulo 7: LDB, PCN, OCEM e PNLD e as finalidades de ensino da língua estrangeira; Capítulo 8: A leitura em língua inglesa: métodos e questões identitárias; Capítulo 9: Da posição da gramática normativa: o discurso pedagógico e a institucionalização do preconceito linguístico; Capítulo 10: Linguística de contato: para explicações acerca das vogais do papiamentu e das vogais de (outros) crioulos de base portuguesa da África Ocidental; Capítulo 11: A semântica da solidariedade nas novas versões bíblicas católicas brasileiras.