O presente livro reúne artigos que resultam de discussões teórico-metodológicas presentes nos encontros de formações presenciais na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS, entre renomados estudiosos de diferentes linguagens do ...
Sinopse
O presente livro reúne artigos que resultam de discussões teórico-metodológicas presentes nos encontros de formações presenciais na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim/RS, entre renomados estudiosos de diferentes linguagens do campo da alfabetização e da Educação Infantil, formadores da universidade e professores da rede pública do norte do Rio Grande do Sul. Na direção de um trabalho pedagógico de qualidade, palestras e oficinas sobre literatura infantil, matemática, leitura, escrita, oralidade, ludicidade e musicalização provocaram debates, reflexões e trocas de experiências entre profissionais que buscaram no coletivo aprender, ensinar e repensar suas práticas com o objetivo de promover uma Educação Infantil centrada na criança e uma alfabetização mais significativa em relação à língua materna e à matemática. Provenientes desses diálogos, os textos desse livro buscam subsidiar a prática de professores interessados em conhecer as propostas didáticas sugeridas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), bem como promover ações pedagógicas que garantam às crianças seu direito de ser criança ao mesmo tempo em que aprendem a ler e a escrever.
1. Educação Infantil no PNAIC? Pra quê? Estratégias formativas do Eixo Pré-escola.
2. Crianças, infâncias, direitos e sociedade: o PNAIC Pré-escola afirmando o lugar da etapa da Educação Infantil na educação de crianças pequenas.
3. Observar, documentar e planejar: PNAIC Pré-escola sensibilizando o olhar na Educação Infantil.
4. Tempos e espaços brincantes na Educação Infantil.
5. Alfabetização: o que, para que e como?
6. A criança na alfabetização: um processo de construção do conhecimento.
7. Novos tempos, novas maneiras de ensinar e aprender: alfabetização em processos interdisciplinares.
8. Alfabetização: oralidade, leitura e escrita.
9. Língua Portuguesa: ensino de gramática e interpretação de textos.
10. Formação continuada de professores: ênfase no ensino de Matemática.