No diário de leitura proposto neste livro, os estudantes registram textos em primeira pessoa do singular, a partir de instruções preestabelecidas pelo docente. Nele, o estudante/leitor, à medida que lê, dialoga de forma reflexiva com o texto lido, pode...
Sinopse
No diário de leitura proposto neste livro, os estudantes registram textos em primeira pessoa do singular, a partir de instruções preestabelecidas pelo docente. Nele, o estudante/leitor, à medida que lê, dialoga de forma reflexiva com o texto lido, podendo evocar seu repertório de leituras e vivências.
Número de Páginas
116
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
1. Considerações teóricas
1.1 A prática do diarismo
1.2 Diário de leitura: instrumento de ensino-aprendizagem
1.3 O compartilhamento do diário de leitura
1.4 Concepção de leitor e leitura literária
1.5 A intervenção subjetiva do leitor
2. Metodologia
2.1 A pesquisa-ação
2.2 Sujeitos da pesquisa e sua contextualização
2.3 Codificação e tratamento dos dados da pesquisa
2.4 Corpus do plano de trabalho: leituras-base para o diário de leitura
2.5 Quadro-síntese com procedimentos metodológicos
3. Análise dos diários de leitura dos estudantes
3.1 Análise da primeira entrada no diário de leitura: conto “A cabeça”
a. Processo de fabulação da narrativa:
b. Reverberações interpretativas do conteúdo narrativo no leitor:
3.2 Análise de entradas após releitura instrumentalizada: conto “A cabeça”
a. Comentários à crítica literária e aparente manutenção da compreensão da primeira entrada:
b. Relação comparativa entre o conto e a música:
c. Comentários apenas sobre a composição musical:
d. Informações sobre o autor:
e. Influência do outro na segunda interpretação:
3.3 Análise da terceira entrada no diário de leitura: conto “Ganhar o jogo”
a. Características/ações do protagonista:
b. Reverberações interpretativas do conteúdo narrativo no leitor:
c. Relações com o modo de construção da narrativa:
3.4 Análise de entradas após releitura instrumentalizada: conto “Ganhar o jogo”
a. Comentários à crítica literária e aparente manutenção da compreensão da primeira entrada:
b. Relação comparativa entre o documentário e o conto:
c. Comentários apenas ao documentário:
d. Reconhecimento de mudança interpretativa:
3.5 Compartilhamento dos diários de leitura: discussão das entradas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
CADERNO PEDAGÓGICO O DIÁRIO DE LEITURA: UM ALIADO PARA LEITURAS LITERÁRIAS APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
1. Concepções de leitor e leitura literária
1.1 A prática diarista
1.2 Mas, o que é o diário de leitura? E para que serve?
1.3 Por que é importante o compartilhamento do diário de leitura?
2. Sequência didática
3. Ações didáticas
3.1 Instruções para entrada em diário de leitura
3.2 Orientações para o compartilhamento dos diários de leitura
3.3 Descrição das atividades de motivação à releitura das narrativas
3.4 Dicas para atividades de contextualização anterior à releitura da narrativa
Palavra final
REFERÊNCIAS