Ao permitirem que se deixe de tomar a incompletude do processo da educação como erro, insuficiência ou fracasso, as pesquisas apresentadas, calcadas na Análise de Discurso, permitem que outros possíveis se produzam, outros sentidos sejam postos em circ...
Sinopse
Ao permitirem que se deixe de tomar a incompletude do processo da educação como erro, insuficiência ou fracasso, as pesquisas apresentadas, calcadas na Análise de Discurso, permitem que outros possíveis se produzam, outros sentidos sejam postos em circulação, tanto nas práticas de produção de conhecimento quanto nas práticas de educação das quais os autores do presente livro não poderiam estar desvinculados. Trata-se de tomar a experiência e a teoria como fontes de possibilidades, movidos pela falha constitutiva que sempre nos arremessa para novos possíveis. (Paula Chiaretti, coordenadora da pós-graduação em Ciências da Linguagem na Universidade do Vale do Sapucaí)
Número de Páginas
160
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
Prefácio: ensinar com análise de discurso
1. Nota, sujeito e(m) educação: efeitos do discurso do desempenho produtivo
2. As concepções de língua e ensino de língua inglesa no âmbito do IFSP: dizeres legitimados em arquivo
3. Condições contradizeres e contradições no discurso sobre o ensino-aprendizagem de uma “língua mãe”
4. Linguagem, Escola e Trabalho na Perspectiva Discursiva
5. “Internacionalizar é preciso”: a produção de sentidos no discurso acadêmico sobre a Internacionalização das Instituições Brasileiras de Ensino Superior
6. Língua, ensino e as tecnologias digitais
Amanda Souza
Sérgio Lucas
Tamyres Silva
Valéria Leite
Valéria Sarto