Metodologias Ativas no Ensino Superior

Metodologias Ativas no Ensino Superior

práticas pedagógicas

ISBN: 9788546218004 AUTOR: Silvana Rodrigues Quintilhano

Em Metodologias Ativas no Ensino Superior: Práticas Pedagógicas estão reunidas práticas de ensino-aprendizagem, relatos de experiências de sala de aula e propostas metodológicas aplicadas ao contexto universitário que utilizam as metodologias ativas co...

R$ 69,60 R$ 38,97
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Em Metodologias Ativas no Ensino Superior: Práticas Pedagógicas estão reunidas práticas de ensino-aprendizagem, relatos de experiências de sala de aula e propostas metodológicas aplicadas ao contexto universitário que utilizam as metodologias ativas como novas possibilidades de ensino. Na metodologia ativa a abordagem pedagógica está centrada no aluno, tendo ênfase na transdisciplinaridade, e no uso dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitando o surgimento de novos métodos. Nesse sentido, esta obra, traz ao leitor uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem no contexto atual, bem como apresenta a aplicabilidade dessas novas práticas como sugestões didáticas para o Ensino Superior.


Número de Páginas

240


Formato

14x21


Ano de Publicação

2019



1. APRENDER A BUSCAR SOLUÇÕES: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO UMA PRÁTICA ATIVA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

2. DA AULA EXPOSITIVA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

3. VIVÊNCIA EM METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA AGRONÔMICA

4. METODOLOGIA DE PROJETOS: EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE DINÂMICAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

5. A MAIÊUTICA SOCRÁTICA COMO PRECURSORA DAS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO

6. TRANSDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

7. LANÇANDO “PONTES” ENTRE O ENSINO E A PESQUISA: A PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ENQUANTO ESTÍMULO AO

DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

8. URBANISMO, PEDAGOGIA E CINEMA: A PRAÇA DE FEDERICO FELLINI EM AMARCORD E O PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO

9. O MÉTODO (CON)TEXTO E A DESCOBERTA DE AUTORIAS NO ENSINO SUPERIOR

10. FILOSOFIA: ENSINO E PESQUISA NO AMBIENTE DA INCONFIDÊNCIA

11. PEDAGOGIA/EPISTEMOLOGIA TRIANGULAR: UMA PERSPECTIVA AO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NAS LICENCIATURAS DA UNIPAMPA

12. APLICABILIDADE DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM ENFERMAGEM CLÍNICA E SITUAÇÕES CRÍTICAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

13. PRÁTICAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO VALE DO ARINOS

14. REPERTÓRIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: A IMPROVISAÇÃO COMO MEIO EFICAZ DE APRENDIZAGEM

Rogério Tondato


Amanda Gomes Albuquerque 


Antonio Carlos F. Costa

Edvaldo Antonio de Melo

Felipe da Costa Negrão

Fernanda dos Santos Trindade

Frederico Alberto de Oliveira

Gustavo Hugo F. de Oliveira

Jairo de Carvalho Guimarães

Lisanil da Conceição P. Pereira

Lívia Rocha Rolim

Lori Hack de Jesus

Luciane Ferreira do Val

Nilson Rodrigues da Silva

Patrick Luis Cruz de Sousa

Rafael Giorgi Costa

Ricardo Gonçalves Severo

Rodolfo Silva Marques

Romualdo Dias

Rosângela Ap. B. S. Marques

Rosely Kalil F. C. C. Amorim

Terezinha Teixeira Joca

iago Matos Andrade

Tiago Barreto Garcez

Valéria Fontoura Nunes

Waldinéia A. de Alcântara Ferreira

Yuri Sascha S. Sampaio