Em Metodologias Ativas no Ensino Superior: Práticas Pedagógicas estão reunidas práticas de ensino-aprendizagem, relatos de experiências de sala de aula e propostas metodológicas aplicadas ao contexto universitário que utilizam as metodologias ativas co...
Sinopse
Em Metodologias Ativas no Ensino Superior: Práticas Pedagógicas estão reunidas práticas de ensino-aprendizagem, relatos de experiências de sala de aula e propostas metodológicas aplicadas ao contexto universitário que utilizam as metodologias ativas como novas possibilidades de ensino. Na metodologia ativa a abordagem pedagógica está centrada no aluno, tendo ênfase na transdisciplinaridade, e no uso dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitando o surgimento de novos métodos. Nesse sentido, esta obra, traz ao leitor uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem no contexto atual, bem como apresenta a aplicabilidade dessas novas práticas como sugestões didáticas para o Ensino Superior.
Número de Páginas
240
Formato
14x21
Ano de Publicação
2019
2. DA AULA EXPOSITIVA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
3. VIVÊNCIA EM METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA AGRONÔMICA
4. METODOLOGIA DE PROJETOS: EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DE DINÂMICAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
5. A MAIÊUTICA SOCRÁTICA COMO PRECURSORA DAS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE SOBRE A CONSTRUÇÃO DO SENSO CRÍTICO NO ENSINO JURÍDICO BRASILEIRO
6. TRANSDISCIPLINARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
7. LANÇANDO “PONTES” ENTRE O ENSINO E A PESQUISA: A PRODUÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS ENQUANTO ESTÍMULO AO
DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO
8. URBANISMO, PEDAGOGIA E CINEMA: A PRAÇA DE FEDERICO FELLINI EM AMARCORD E O PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
9. O MÉTODO (CON)TEXTO E A DESCOBERTA DE AUTORIAS NO ENSINO SUPERIOR
10. FILOSOFIA: ENSINO E PESQUISA NO AMBIENTE DA INCONFIDÊNCIA
11. PEDAGOGIA/EPISTEMOLOGIA TRIANGULAR: UMA PERSPECTIVA AO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NAS LICENCIATURAS DA UNIPAMPA
12. APLICABILIDADE DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM ENFERMAGEM CLÍNICA E SITUAÇÕES CRÍTICAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA
13. PRÁTICAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO VALE DO ARINOS
14. REPERTÓRIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: A IMPROVISAÇÃO COMO MEIO EFICAZ DE APRENDIZAGEM
Amanda Gomes Albuquerque
Antonio Carlos F. Costa
Edvaldo Antonio de Melo
Felipe da Costa Negrão
Fernanda dos Santos Trindade
Frederico Alberto de Oliveira
Gustavo Hugo F. de Oliveira
Jairo de Carvalho Guimarães
Lisanil da Conceição P. Pereira
Lívia Rocha Rolim
Lori Hack de Jesus
Luciane Ferreira do Val
Nilson Rodrigues da Silva
Patrick Luis Cruz de Sousa
Rafael Giorgi Costa
Ricardo Gonçalves Severo
Rodolfo Silva Marques
Romualdo Dias
Rosângela Ap. B. S. Marques
Rosely Kalil F. C. C. Amorim
Terezinha Teixeira Joca
iago Matos Andrade
Tiago Barreto Garcez
Valéria Fontoura Nunes
Waldinéia A. de Alcântara Ferreira
Yuri Sascha S. Sampaio