Literatura e cinema

Literatura e cinema

ISBN: 9788581488967 AUTOR: Ricardo André Ferreira Martins

Esta coletânea, volume 1 da Série Estudos Reunidos (Coleção Escritos Acadêmicos), é o resultado de chamada pública para pesquisadores de todo o país, cujas formações estão sempre voltadas, desde suas origens, para as questões estéticas e teóricas sobre...

R$ 71,90 R$ 35,95
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta coletânea, volume 1 da Série Estudos Reunidos (Coleção Escritos Acadêmicos), é o resultado de chamada pública para pesquisadores de todo o país, cujas formações estão sempre voltadas, desde suas origens, para as questões estéticas e teóricas sobre cinema, literatura e artes, sob os mais diversos matizes e espectros científi¬cos. O cinema, dada a sua complexidade como arte surgida nos últimos séculos, tornou a sua influência muito poderosa para a de¬finição de diversos campos e, no caso particular da literatura, tem sido desde sempre um de seus mais profícuos e constantes aliados, na medida em que compartilha gêneros, sobretudo no que tange ao roteiro. Assim, a fi¬nalidade desta obra foi trazer à luz uma série de estudos, pesquisas e ensaios acadêmicos para que o leitor possa encontrar mais uma fonte de referência e estudos para esse fecundo ponto de intersecção entre as artes, explorando assim, através de uma amostra pequena, mas representativa, o vasto universo de intercâmbios estéticos entre o cinema e a literatura.


Número de Páginas

248


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2015


Área

Artes e Fotografia


Capítulo 1: A estrutura do ciúme (ou quando Resnais encontrou o estruturalismo); Capítulo 2: O cinema e o seu duplo: um estudo sobre a obra O Cinema ou o homem imaginário, de Edgar Morin; Capítulo 3: Cinema, literatura e seus duplos: cisne negro, de Darren Aronofsky, e as técnicas do romance moderno; Capítulo 4: Página a página abre-se um écran: a poesia cinematográfica de Manuel Gusmão; Capítulo 5: Narrativas de um genocídio: as histórias de Ruanda em livro-reportagem e no cinema; Capítulo 6: Cinema e literatura: algumas reflexões e considerações sobre o roteiro como gênero intersemiótico; Capítulo 7: De Dom Casmurro a Capitu: adaptação interartes como contestação de privilégios; Capítulo 8: Imagem, som e escrita: o problema da representabilidade do espaço urbano em Lisbon story, de Wim Wenders; Capítulo 9: Rubem Fonseca duas vezes: Bufo & Spallanzani e a linguagem policial na pós-modernidade;