Em “Liceus e Ateneus no Brasil nos oitocentos: história e memória” o grupo de pesquisadores escolhem ao estudar o processo histórico de organização dos Lyceus, numa das regiões mais importantes do país, o Nordeste, dá uma contribuição singular para ent...
Sinopse
Em “Liceus e Ateneus no Brasil nos oitocentos: história e memória” o grupo de pesquisadores escolhem ao estudar o processo histórico de organização dos Lyceus, numa das regiões mais importantes do país, o Nordeste, dá uma contribuição singular para entendermos o Brasil. Assim, por meio do tema educação se descortina a formação do Estado e a Nação brasileiros, destacando as dificuldades enfrentadas pelas elites provinciais nordestinas para institucionalizar o ensino secundário na forma liceal ou colegial. Esta publicação é destinada a pesquisadores e interessados na consolidação dos Liceus Provinciais.
Número de Páginas
240
Formato
14x21
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
A aventura está tão começando ...
Prefácio
Capítulo 1: Ensino secundário na Bahia - o Liceu Provincial
Capítulo 2: O Liceu de São Cristóvão: incorpora um estabelecimento de ensino secundário na Província de Sergipe (1847-1855)
Capítulo 3: “Tão bom mestre de honra pelas licenças públicas passadas”: O Lyceu Provincial da Parahyba do Norte e circulação de impressões (1836-1868)
Capítulo 4: A constituição do Liceu no Piauí (1845 a 1861): projeto de um centro de civilização para o Piauí
Capítulo 5: O espaço do Lyceu Maranhense no Oitocentos: as notícias na imprensa periódica
Capítulo 6: Liceu do Ceará: memórias da sua criação e início da atividade educacional
Capítulo 7: O Liceu provincial de Alagoas: espaços e tempos escolares (1849-1892)
Capítulo 8: Lyceu Parahybano em vias de transição: uma crise dos anos 1884 a 1907
Capítulo 9: A educação civilizadora no colégio Atheneu de Natal: Rio Grande do Norte, 1835-1889
Sobre os autores