Sinopse
O que de fato leem os estudantes do ensino fundamental, e o que essas leituras nos dizem sobre suas identidades de leitores? Este livro é uma oportunidade para que façamos uma reflexão sobre essa pergunta, permitindo a nós professores produzir um entendimento crítico dos modos como a escola e a produção jornalística se encontram, e se dirigem à criança leitora em tempos e espaços diversos. Assim esta obra concentra-se na revista como portadora de textos cuja circulação forma um circuito de leituras de eleição na infância contemporânea.
Número de Páginas
188
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2015
Área
Educação
De onde surge esta pesquisa?; Revista e Acesso ao Leitor; A revista como suporte para escrita; Revista como campo de investigação; Professores leitores; Crianças leitoras; Que Infâncias se Produzem nas Revistas?; Infâncias inscritas em revistas; Enquadrando personagens; Molduras de criança e sua projeção adulta; Sintetizando; Por Onde Começa a Leitura da Revista?; O que se Vê Primeiro?; Luzes sobre as capas; Capa-vitrine; A capa da revista Recreio; A capa de Ciência Hoje das crianças; A capa da turma da mônica jovem; Capas à “segunda vista”; Como se Apresentam as Revistas atualmente?; Como são Lidas pelas Crianças?; Como se mostra e o que “diz” a revista Recreio; Enunciados e gêneros discursivos; Recreio: que revista é esta?; Seções da revista e o projeto didático de ensinar e divertir; O que a Revista Anuncia? Que Leitor é Produzido nessa Publicidade?; A revista Recreio enquanto produto cultural; A proposta dos anúncios para a infância; Como as Informações Científicas chegam até as Crianças? Como Direcionam seus Conhecimentos?; Ciência Hoje das crianças – estratégias de direcionamento ao leitor mirim; Uma visão geral da revista ciência hoje das crianças; Encadeamentos no texto; Estudo da seção “Quando crescer, vou ser...”; Indagar por que; Literatura na ciência hoje das crianças; Como Pensa r Propostas de Leitura e sua Aplicação Prática?; Quais Aspectos essa Ação Didática Precisa Considerar?; Propostas de leitura - a revista em ação; (Re)visita à Revista: A Leitura de Revist