Este livro contém uma análise sociológica sobre o período de formulação da Lei de Cotas Federal para o ensino superior. As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas pelos primeiros debates e estudos brasileiros sobre o assunto; o início dos anos 2000 inaug...
Sinopse
Este livro contém uma análise sociológica sobre o período de formulação da Lei de Cotas Federal para o ensino superior. As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas pelos primeiros debates e estudos brasileiros sobre o assunto; o início dos anos 2000 inauguraram as experiências de implementação; e a partir de 2012 ocorre a consolidação da política em norma federal que padroniza o modelo de cotas para as Instituições Federais, com a criação da Lei n. 12.711/2012. O foco do livro está no debate da questão racial ao longo da formulação da Lei, trazendo reflexões críticas sobre a perpetuação do mito da democracia racial nos discursos políticos.
Número de Páginas
216
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Sociologia
Introdução
Capítulo 1. Aspectos basilares para a compreensão da Lei de Cotas
Capítulo 2. A tramitação legislativa da Lei de Cotas (Lei n. 12.711/2012)
Capítulo 3. Audiências Públicas sobre cotas no Congresso Nacional
Considerações finais
Referências