A obra Lapponia: A descrição dos povos sámi e o projeto imperial sueco na obra de Johannes Schefferus (1648-1673), apresenta, a partir da perspectiva do humanista Johannes Schefferus, algumas considerações do autor a respeito dos modos e costumes da po...
Sinopse
A obra Lapponia: A descrição dos povos sámi e o projeto imperial sueco na obra de Johannes Schefferus (1648-1673), apresenta, a partir da perspectiva do humanista Johannes Schefferus, algumas considerações do autor a respeito dos modos e costumes da população sámi, habitantes do Norte, mal vistos pelos escandinavos do Sul.
Nessa obra o autor comprova a crença errática dos suecos de que “povo pací¬co, mediador e periférico no processo de colonização”.
Objetivo do autor é descrever como a obra de Schefferus ainda mostra força nos dias atuais, em relação a imagem que oferece sobre a força colonial dos suecos, narrativa desenvolvida a partir dos cânones humanísticos consagrados.
Número de Páginas
292
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
História
Introdução
Capítulo 1. da Barbárie às Letras: Conceituando o Norte
Capítulo 2. Stormaktstiden: A Formação e Expansão de um Império e Suas Novas Fronteiras Culturais Entre os Séculos XVI e XVII
Capítulo 3. Johannes Schefferus e Lapponia: uma Análise (con)textual da Obra
Considerações Finais
Referências Bibliográficas