Justiça restaurativa e ensino jurídico

Justiça restaurativa e ensino jurídico

A lente restaurativa na formação do agente pacificador

ISBN: 9788546218875 AUTOR: Carolina Ellwanger

Esta obra realiza uma análise do ensino jurídico e da perspectiva para formação acadêmica focada no tratamento de conflitos. Busca-se repensar a educação jurídica a partir da lente restaurativa. Neste caso, a lente restaurativa pressupõe o trabalho com...

R$ 80,90 R$ 58,24
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Esta obra realiza uma análise do ensino jurídico e da perspectiva para formação acadêmica focada no tratamento de conflitos. Busca-se repensar a educação jurídica a partir da lente restaurativa. Neste caso, a lente restaurativa pressupõe o trabalho com a recomposição entre os envolvidos e o tratamento das consequências conflitivas. O objetivo geral da obra é propor premissas para que o profissional habilitado a utilizar mecanismos pacíficos na construção dê respostas satisfatórias para todos os envolvidos no conflito. Para tanto, a obra se debruça no conceito da Justiça Restaurativa e nas práticas restaurativas.



Número de Páginas

276


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2019


Área

Ciências Sociais / Direito


PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1. ENSINO JURÍDICO

1. Histórico da formação jurídica

2. Panorama atual do ensino jurídico: diretrizes curriculares e as faculdades de Direito

3. Pilares da formação jurídica

2. PREMISSAS NORTEADORAS: A RESTAURAÇÃO EMPÍRICA

1. Casos reais: o humano desumanizado

2. Justiça restaurativa: aproximação conceitual

3. Práticas restaurativas

4. Vetores restaurativos

5. Experiências restaurativas internacionais

3. BASES TEÓRICAS RESTAURATIVAS

1. Justiça: para que e para quem?

2. Valores constitucionais

3. O repensar do sistema penal

4. Ética da outridade e tratamento de conflito

5. Mudança de lentes

4. A LENTE RESTAURATIVA ENQUANTO VALOR NO ENSINO JURÍDICO

1. O (re)pensar da formulação das demandas litigiosas: aplicabilidade do paradigma restaurativo

2. O modelo de ensinar o direito: críticas e superações

3. Currículos e as disciplinas de meios consensuais de tratamento de conflitos

4. Os professores e a lente restaurativa

5. Restauração como valor pedagógico