Esta obra realiza uma análise do ensino jurídico e da perspectiva para formação acadêmica focada no tratamento de conflitos. Busca-se repensar a educação jurídica a partir da lente restaurativa. Neste caso, a lente restaurativa pressupõe o trabalho com...
Sinopse
Esta obra realiza uma análise do ensino jurídico e da perspectiva para formação acadêmica focada no tratamento de conflitos. Busca-se repensar a educação jurídica a partir da lente restaurativa. Neste caso, a lente restaurativa pressupõe o trabalho com a recomposição entre os envolvidos e o tratamento das consequências conflitivas. O objetivo geral da obra é propor premissas para que o profissional habilitado a utilizar mecanismos pacíficos na construção dê respostas satisfatórias para todos os envolvidos no conflito. Para tanto, a obra se debruça no conceito da Justiça Restaurativa e nas práticas restaurativas.
Número de Páginas
276
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Ciências Sociais / Direito
INTRODUÇÃO
1. ENSINO JURÍDICO
1. Histórico da formação jurídica
2. Panorama atual do ensino jurídico: diretrizes curriculares e as faculdades de Direito
3. Pilares da formação jurídica
2. PREMISSAS NORTEADORAS: A RESTAURAÇÃO EMPÍRICA
1. Casos reais: o humano desumanizado
2. Justiça restaurativa: aproximação conceitual
3. Práticas restaurativas
4. Vetores restaurativos
5. Experiências restaurativas internacionais
3. BASES TEÓRICAS RESTAURATIVAS
1. Justiça: para que e para quem?
2. Valores constitucionais
3. O repensar do sistema penal
4. Ética da outridade e tratamento de conflito
5. Mudança de lentes
4. A LENTE RESTAURATIVA ENQUANTO VALOR NO ENSINO JURÍDICO
1. O (re)pensar da formulação das demandas litigiosas: aplicabilidade do paradigma restaurativo
2. O modelo de ensinar o direito: críticas e superações
3. Currículos e as disciplinas de meios consensuais de tratamento de conflitos
4. Os professores e a lente restaurativa
5. Restauração como valor pedagógico