Esta obra aborda o envolvimento de um número cada vez maior de jovens com as práticas de atos infracionais, os quais são submetidos ao Sistema de Justiça Juvenil. As instituições do Estado são produtoras e reguladoras de uma violência legitimada, como ...
Sinopse
Esta obra aborda o envolvimento de um número cada vez maior de jovens com as práticas de atos infracionais, os quais são submetidos ao Sistema de Justiça Juvenil. As instituições do Estado são produtoras e reguladoras de uma violência legitimada, como modo de frear as “condutas criminosas” dos jovens. Espera-se aqui introduzir o leitor no universo infracional, refletindo sobre a relação existente entre os mecanismos de exclusão e o processo educativo escolar e não escolar, investigando, de um lado, o abandono escolar e, de outro, os resultados dos processos educativos desenvolvidos durante o período em que esses jovens estão nas mãos do Estado.
Número de Páginas
120
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Apresentação
Prefácio
Introdução
Capítulo I. Adolescência(s) e juventude(s): aspectos para o sistema socioeducativo
Capítulo II. Jovens infratores
Capítulo III. Tendências educativas e exclusão: impactos na juventude
Capítulo IV. A gênese da Fundação Casa-SP
Capítulo V. Metodologia da pesquisa
Capítulo VI. Educação em privação de liberdade: contribuições ao sistema socioeducativo
Apontamentos finais
Referências
Sobre o autor
Agradecimentos