Esta obra, materializa parte dos trabalhos realizados pelo GIEM. Grupo do departamento de Matemática da UnB, tem como propósito atuar nos diversos campos de abrangência da Educação Matemática e busca proporcionar espaços de estudos e pesquisas que reún...
Sinopse
Esta obra, materializa parte dos trabalhos realizados pelo GIEM. Grupo do departamento de Matemática da UnB, tem como propósito atuar nos diversos campos de abrangência da Educação Matemática e busca proporcionar espaços de estudos e pesquisas que reúnam professores/pesquisadores da universidade e da escola. Este primeiro volume traz experiências e vivências sobre o fazer pedagógico de professores que ensinam matemática em diversos contextos desde os anos iniciais até o ensino superior. A prática pedagógica apresentada nesta obra atende com excelência os desafios atuais vivenciados pelos professores que buscam de forma comprometida novos espaços de ensino e aprendizagens.
Número de Páginas
240
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Capítulo 1. O Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (Giem) e a extensão universitária no Instituto de Ciências Exatas (IE) da Universidade de Brasília (UNB)
Capítulo 2. A matemática no primeiro e no segundo ano do ensino fundamental
Capítulo 3. Aspectos simbólico-emocionais como obstáculo de aprendizgem matemática
Capítulo 4. O Método Saiam® de aplicações matemáticas: uma tabuada revolucionária para efetuar operações e resolver problemas
Capítulo 5. Pensamento algébrico e linguagem algébrica: avaliação de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio em escolas da rede municipal e estadual da região Oeste da Bahia
Capítulo 6. Ambientes de aprendizagem desafios e possibilidades de atuação
Capítulo 7. Uma experiência alternativa para o ensino de geometria na Educação de Jovens e Adultos
Capítulo 8. Erros algébricos insistentes: uma análise de 1910 e outra de 2019
Capítulo 9. Os jogos e a inclusão de estudantes universitários com deficiência visual no ensino de matemática
Capítulo 10. Laboratório de aprendizagem matemática
Sobre os autores
Amanda Marina Andrade Medeiros
Ana Maria Porto Nascimento
Antonio Luiz Oliveira Batista
Antônio Villar Marques De Sá
Dayse do Prado Barros
Débora Barbosa de Moura Brasil
Érica Santana Silveira Nery
Fabiana Alves dos Santos
Janaína Mendes Pereira da Silva
Jodette Guilherme Amorim
Josinalva Estacio Menezes
Karly Barbosa Alvarenga
Lauriclecio Figueiredo Lopes
Marcus Vinícius Pereira
Míriam do Rocio Guadagnini
Raimunda de Oliveira
Raquel Carneiro Dörr
Regina Da Silva Pina Neves
Thayanne Caldeira Maciel