Nesta obra as Histórias em Quadrinhos (HQs) vão além do entretenimento. Elas tornam-se aliadas poderosas ao ensino das Ciências da Natureza e na possibilidade de recursos educativos inovadores a partir da riqueza educacional existente no gênero textual...
Sinopse
Nesta obra as Histórias em Quadrinhos (HQs) vão além do entretenimento. Elas tornam-se aliadas poderosas ao ensino das Ciências da Natureza e na possibilidade de recursos educativos inovadores a partir da riqueza educacional existente no gênero textual. Aqui, além de análises do gênero, vislumbre como as HQs podem transformar o ensino, criando oportunidades para uma compreensão mais profunda da linguagem científica, por meio de estratégias inovadoras.
Número de Páginas
116
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Formação de Professores
Prefácio
Capítulo 1. O pesquisador e o professor: Concepções formativas para o ensino de ciências da natureza
1.1 Antes de tudo: os insights da vida acadêmica e profissiona
1.2 A relação entre a pesquisa e a atuação em sala de aula
Capítulo 2. Ensino de ciências da natureza e os gêneros textuais
2.1 Para começarmos o diálogo…
2.2 Abordagem das concepções de Bakhtin sobre gêneros textuais
2.3 Os gêneros textuais como função social na perspectiva de Marcuschi
2.4 Ensino de Ciências da Natureza e o gênero textual HQ
Capítulo 3. Perspectivas semiótica e linguística presente nas tirinhas da Mafalda e do Armandinho
3.1 Trabalho pedagógico com HQs no ensino de Ciências: possibilidades
3.2 Linguagem e semiótica presentes nas tirinhas da Mafalda e do Armandinho
3.3 A força de Mafalda no trabalho com conceitos científicos
3.4 As inferências de Armandinho para compreensão de aspectos científicos
Considerações finais
Referências