História ensinada, Cultura e Saberes Escolares (Amazonas, 1930-1937)

História ensinada, Cultura e Saberes Escolares (Amazonas, 1930-1937)

ISBN: 9788546212552 AUTOR: Tarcisio Serpa Normando

Ensinar História não é ensinar patriotadas, falsear a verdade histórica para enganar crianças. A frase é atualíssima nesses dias em que professores sofrem ameaças de censura por defensores de uma (inexistente) escola despolitizada. Mas, ela foi anotada...

R$ 83,90 R$ 58,73
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Ensinar História não é ensinar patriotadas, falsear a verdade histórica para enganar crianças. A frase é atualíssima nesses dias em que professores sofrem ameaças de censura por defensores de uma (inexistente) escola despolitizada. Mas, ela foi anotada, em 1934, por Arthur Cezar Ferreira Reis em outro capítulo de sua luta em favor de um ensino renovado e pela implementação de aulas sobre História local na escola primária. Infelizmente, após oitenta anos, esses saberes foram expurgados da rede pública, revelando uma face dos embates pelo controle dos currículos a serem ministrados. Este livro, o primeiro publicado sobre a História do ensino de História no Amazonas, demonstra de quais maneiras as disputas pela definição dos conteúdos da disciplina aconteceram nos anos 1930. Para tanto, reconstrói espaços e práticas escolares do período através da análise da legislação produzida pelo Departamento de Instrução Pública e de fontes inéditas como a documentação escolar e a produção intelectual inscrita em impressos pedagógicos, como teses de concurso e a Revista de Educação, desvelando alunos e professores, concepções e métodos que fundamentaram uma história ensinada no e do Amazonas.


Número de Páginas

288


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2018


Área

Educação


Capítulo 1: O Ensino de História como objeto de pesquisa; Capítulo 2: Políticas, sujeitos e práticas escolares no Amazonas dos anos 1930; Capítulo 3: A história ensinada no Amazonas, 1930-1937.