O debate em torno das relações entre imagens e história, em especial sobre a participação das narrativas visuais e audiovisuais nos processos de elaboração de memórias, enfrentamento e superação de traumas, vem sendo significativamente amplificado. A t...
Sinopse
O debate em torno das relações entre imagens e história, em especial sobre a participação das narrativas visuais e audiovisuais nos processos de elaboração de memórias, enfrentamento e superação de traumas, vem sendo significativamente amplificado. A temas já consolidados, tais como a experiência e os testemunhos da Shoah, novos foram acrescidos especialmente nas décadas mais recentes. É o caso, entre outros, dos processos de colonização e descolonização dos países do continente africano ou das ditaduras civil-militares na América Latina na segunda metade do século XX. O livro História e imagem: representações de traumas inscreve-se no conjunto das produções vinculadas a essa ampliação e renovação dos estudos do trauma. Com contribuições de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de outros países, a coletânea pretende oferecer um painel amplo e plural dos estudos mais recentes sobre o tema. Embora a ênfase recaia sobre as linguagens visuais, fontes privilegiadas da maioria dos capítulos aqui presentes, há textos dedicados a reflexões de caráter teóricometodológico e historiográfico sobre as narrativas de trauma. O resultado é uma amostra significativa sobre esse campo de estudos na América Latina e Europa.
Número de Páginas
424
Formato
16x23
Ano de Publicação
2024
Área
Artes e Fotografia
PARTE 1: OS ESTUDOS DO TRAUMA 1. ESTUDOS DO TRAUMA: SUAS CRÍTICAS E VICISSITUDES
2. MEMORIA, TRAUMA Y TRABAJO DE ELABORACIÓN. UNA MIRADA DESDE SIGMUND FREUD
3. A VOLTA DO BUMERANGUE OU A VIRADA PÓS-COLONIAL DOS ESTUDOS DA SHOAH
4. EL PRESENTE SUSPENDIDO Y LA EXPERIENCIA DEL EVENTO SIN PRECEDENTES: A PROPÓSITO DE LA PANDEMIA DEL COVID-19
PARTE 2: DESAPARIÇÕES, TORTURAS E AS ELABORAÇÕES ESTÉTICAS DO TRAUMA
5. IMAGINAR LOS CUERPOS ARROJADOS AL MAR. DE LA NARRATIVA ANALÍTICA A LA EXPERIENCIA SINTÉTICA DE LA DESAPARICIÓN FORZADA EN CHILE
6. SECRETO Y TRANSMISIÓN GENERACIONAL. EL CINE DOCUMENTAL ANTE LA MEMORIA FAMILIAR
7. A TORTURA, O PERPETRADOR E AS ARMADILHAS DO DISCURSO FÍLMICO EM DOCUMENTÁRIOS URUGUAIOS
8. TESTEMUNHO SOBREVIVENTE E ANIMAÇÃO EM JOSEP (AUREL, 2020)
9. UM MONSTRO CHAMADO FRANKENSTEIN: TERROR, TRAUMA E DITADURA CIVIL-MILITAR NOS QUADRINHOS DE JULIO SHIMAMOTO
PARTE 3: IMAGENS DA VIOLÊNCIA E DO TRAUMA NAS DISPUTAS DA MEMÓRIA 10. INDEPENDÊNCIA E O TRAUMA DO BRANQUEAMENTO
11. IMAGENS FUNDACIONAIS E CONCEITOS DE HISTÓRIA NO SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA (1972)
12. FORMAS DA VIOLÊNCIA NO CINEMA BRASILEIRO MODERNO
13. TRAUMA E TEMPORALIDADE NAS COLAGENS DE MÁRIO DE ALENCAR
14. “LIBERTANDO MAPUTO”: ALTERIDADE E VIOLÊNCIA NA FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE POLÍTICA
SOBRE AS AUTORAS E OS AUTORES