Os textos, que integram esta coletânea, refletem várias tendências e perspectivas presentes na recente produção sul-mato-grossense em diálogo com o cenário nacional e internacional sobre a temática da escolarização japonesa. Discutimos acerca da questã...
Sinopse
Os textos, que integram esta coletânea, refletem várias tendências e perspectivas presentes na recente produção sul-mato-grossense em diálogo com o cenário nacional e internacional sobre a temática da escolarização japonesa. Discutimos acerca da questão da imigração, da escola étnica, das práticas escolares e culturais, questões da política imigratória no Brasil, memórias de imigrantes, história das instituições escolares em diferentes olhares.
Número de Páginas
188
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2023
Área
Educação
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO I
ESCOLA ÉTNICA NO BRASIL – A ESCOLA JAPONESA (SÉCULO XX)
CAPÍTULO II
HISTÓRIA DAS ESCOLAS JAPONESAS NO MATO GROSSO DO SUL: UMA TECITURA DAS MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES
CAPÍTULO III
LUIZ ALEXANDRE DE OLIVEIRA E OS JAPONESES EM CAMPO GRANDE NA ERA VARGAS (1930-1945)
CAPÍTULO IV
IMIGRAÇÃO JAPONESA EM DOURADOS-MS: MEMÓRIAS DE IMIGRANTES
CAPÍTULO V
“NIHONGO GAKKOU” – “ESCOLA MODELO DE LÍNGUA JAPONESA DE DOURADOS/MS”
CAPÍTULO VI
A IMIGRAÇÃO JAPONESA E A HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL DA FAZENDA MIYA NO DISTRITO DO GUASSÚ – MT (1965-1977)
POSFÁCIO
SOBRE OS AUTORES