A coletânea História da Educação, Memória e Sociedade apresenta pesquisas e produções desenvolvidas por historiadores e historiadoras integrantes de grupos de pesquisa ligados à área de História da Educação, os quais fazem parte do Programa de Pós-Grad...
Sinopse
A coletânea História da Educação, Memória e Sociedade apresenta pesquisas e produções desenvolvidas por historiadores e historiadoras integrantes de grupos de pesquisa ligados à área de História da Educação, os quais fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Organizada em dezesseis capítulos, distribuídos em quatro eixos temáticos, a obra aborda estudos relacionados à História da Educação, enfocando as relações existentes entre memória e sociedade, cujas reflexões estão ligadas a aspectos teórico-metodológicos, instituições, cotidiano escolar, formação e trajetórias docentes, escolarização, livros e impressos.
Número de Páginas
436
Formato
16x23
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
PREFÁCIO
Vindo de dourados/MS: um livro que há de durar a vida inteira
PARTE I
História da educação e memória: Reflexões teórico-metodológicas
1. MEMORIA Y ARQUEOLOGÍA DE LA ESCUELA
2. FORMA ESCOLAR E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
3. EDUCAÇÃO E HABITUS FRONTEIRIÇO NA HISTORIOGRAFIA SUL-MATO-GROSSENSE: DIÁLOGO ENTRE HISTORIADORES DILETANTES E ACADÊMICOS
PARTE II
Espaços-tempos: Instituições e cotidianos escolares
4. OS ESPAÇOS ESCOLARES NA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS (1943-1961)
5. EDUCAÇÃO ESCOLAR E MISSÃO PALOTINA: OS ESPAÇOS-TEMPOS DA ESCOLA PAROQUIAL “VICENTE PALLOTTI” (1957-1974)
6. DAS RUAS DA CIDADE AO COTIDIANO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE RITOS, CIVISMO E FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO, DE DOURADOS/MT (1955-1975)
7. AS INICIATIVAS ESCOLARES DOS IMIGRANTES JAPONESES E SEUS DESCENDENTES EM DISTRITOS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS/MT (DÉCADAS DE 1960 e 1970)
PARTE III
Formação docente: Trajetórias e níveis de escolarização
8. TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO PARA A INFÂNCIA NO SUL DO MATO GROSSO DO SUL
9. PROFESSORES HOMENS A CAMINHO DA DOCÊNCIA: DA EDUCAÇÃO FÍSICA À EDUCAÇÃO INFANTIL
10. DE ALUNA A PROFESSORA NO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFMS: EM BUSCA DE UM LUGAR PARA CHAMAR DE SEU
11. ARQUEOLOGIAS E ARTEFATOS DO ENSINO MÉDIO: IMAGENS POSSÍVEIS DE SUAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES
12. GOVERNO E SUBJETIVAÇÃO JUVENIL NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NOS ANOS DE 1990
PARTE IV
Materialidade escolar: Livros e impressos
13. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (RBAE) – CAPITAL SIMBÓLICO E DISPUTA POR PODER NA HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1983-1996)
14. O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES DO LICEU CUIABANO – MATO GROSSO (1920-1940)
15. A “GUERRA DO PARAGUAI” NOS LIVROS DIDÁTICOS (1882 A 1971): MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NO CONTEÚDO HISTÓRICO ESCOLAR
16. IMPRENSA PERIÓDICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
SOBRE OS AUTORES
Adriele Aparecida Squincalha da Silva
Agustín Escolano Benito
Alessandra Viegas Josgrilbert
Ana Lucia Pereira Borges Ebenritter
André Soares Ferreira
Antônio Carlos do Nascimento Osório
Elaine Rodrigues
Eliane Maria Amaro
Elizabeth Figueiredo de Sá
Eurize Caldas Pessanha
Giovani Ferreira Bezerra
Kênia Hilda Moreira
Larissa Wayhs Trein Montiel
Luciene Cléa da Silva
Maria do Carmo Brazil
Mariza Salete Backes Silva
Moysés Kuhlmann Junior
Patrícia Rodrigues da Silva
Paulo Henrique Roseghini dos Santos
Rozana Vanessa Fagundes Valentim de Godoi
Thalita Pavani Vargas de Castro
Timóteo Neres de Oliveira
Wesley Fernando de Andrade Hilário