História da Educação e Suas Interfaces

História da Educação e Suas Interfaces

ISBN: 9788546200771 AUTOR: Rita De Cácia Santos Souza

Este livro tem aborda a história da educação brasileira com o enfoque na educação especial. Em grande parte da literatura nacional e internacional ainda não é comum encontrarmos produções sobre a história geral ou da educação que contemplem temáticas n...

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Sinopse

Este livro tem aborda a história da educação brasileira com o enfoque na educação especial. Em grande parte da literatura nacional e internacional ainda não é comum encontrarmos produções sobre a história geral ou da educação que contemplem temáticas nas quais as pessoas com algum tipo de deficiência sejam incluídas como partícipes cotidianos da história da humanidade. Esse silenciamento foi justificado por terem sido compreendidas como minorias, mas os dados estatísticos vêm mostrando que o percentual de pessoas com deficiência no Brasil e no mundo tem aumentado consideravelmente. Compreender a história da educação especial no contexto educacional do Brasil possibilita a reflexão sobre as representações sobre deficiência que ainda permeiam nossa sociedade.


Número de Páginas

228


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2015


Área

Educação


Capítulo 1: As Ações do Departamento Nacional da Criança e as Políticas de Assistência à Infância e à Maternidade em Sergipe; Capítulo 2: Institucionalização da Educação Especial Brasileira e a Escolarização das Pessoas com Deficiência em Sergipe; Capítulo 3: Educação dos Surdos: um Retrospecto até o Capítulo Dourado no Brasil e em Sergipe; Capítulo 4: As Comunidades Surdas de Sergipe e a Associação dos Surdos de Itabaiana (ASI/SE); Capítulo 5: Movimentos Surdos em Itabaiana/SE: Percursos Histórico-culturais na Busca da Cidadania; Capítulo 6: Instituto Benjamin Constant: Centro de Referência na Formação dos Professores de Cego; Capítulo 7: Autismo: Uma Abordagem Inclusiva da Linguagem; Capítulo 8: Os Laboratórios Experimentais e o Gabinete de Biologia Criminal: representações sobre o menor “anormal” nas primeiras décadas do século XX; Capítulo 9: Novo Olhar sobre a Infância: a Pesquisa com Crianças na Perspectiva da Sociologia da Infância