Fios, repassos e inventabilidade: a formação de tecelãs na cidade dos teares traz um estudo sobre mulheres artesãs de Resende Costa (MG), analisando suas práticas e processos (auto)formativos de ensinar e aprender seu ofício, a partir de uma visão femi...
Sinopse
Fios, repassos e inventabilidade: a formação de tecelãs na cidade dos teares traz um estudo sobre mulheres artesãs de Resende Costa (MG), analisando suas práticas e processos (auto)formativos de ensinar e aprender seu ofício, a partir de uma visão feminista e da Educação Popular, que entrelaça o pessoal, o teórico e o empírico, resultando em uma obra bastante única e original.
Número de Páginas
268
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Ciências Sociais
Introdução. O fio da Meada
Capítulo 1. Tear: a pesquisa empírica
1. “Cores de Frida Kahlo”: entre o Brasil e o México
2. Os teares e as técnicas de tecer
3. A tecelagem em Minas Gerais
4. Resende Costa onde se acorda com o barulho dos teares
5. As pesquisas sobre o tema: o estado da arte
Capítulo 2. Fios: princípios técnicos
1. A observação participante; pesquisa participante e as entrevistas
2. Mulheres e homens participantes da pesquisa
3. A forma como se configura o diário de campo
4. Conversa silenciosa: entre o escrever solitário e a pesquisa empírica
5. Como se configuram as transcrições das entrevistas
Capítulo 3. Urdume: princípios teórico-metodológicos
1. Gênero e patriarcado como conceitos fundamentais
2. Os estudos feministas como metodologia
3. A hermenêutica feminista como forma de análise
4. A invisibilidade da criatividade da produção das mulheres
5. O “trabalho” pelas mãos das mulheres de Resende Costa
6. Os “repassos” e a estética da produção das mulheres
7. História, criação e inventabilidade dos repassos
8. Desenvolvimento mais humano
9. O processo de ensinar e aprender pensado em outros espaços
10. A “formação nos teares” desenvolvida por tecelãs
Capítulo 4. Lançadeira: a caminhada das mulheres em direção a liberdade
1. Epistemologias do Sul
2. O cotidiano ordinário e a epistemologia feminista
3. A luta das mulheres para chegar à educação formal
4. Cotidiano, experiência e as leituras feministas
Capítulo 5. Trama: análise da formação de tecelãs de Resende Costa
1. “Maria, Maria”... As mulheres das Minas Gerais
2. A singularidade da experiência das tecelãs como formação
3. O ensinar e aprender como forma de partilha de saberes
4. Tramar, destramar e retramar: trabalho e desenvolvimento
5. Tencionando as relações de gênero
Arremates Finais
Referências