"Esta coletânea de textos é resultado de dois felizes encontros.
O primeiro ocorrido em abril de 2015 e o segundo, no mês de maio de 2016. Em ambos, o objetivo era o mesmo: promover a alegria da conversa, do debate e do encontro entre pesquisadores,...
Sinopse
"Esta coletânea de textos é resultado de dois felizes encontros.
O primeiro ocorrido em abril de 2015 e o segundo, no mês de maio de 2016. Em ambos, o objetivo era o mesmo: promover a alegria da conversa, do debate e do encontro entre pesquisadores, professores e alunos, na intersecção da filosofia com a educação. Este livro é, portanto, a materialização desses dois momentos que agora podem ser revisitados a partir da seleção de textos apresentados no evento, além de outros que se somaram ao primeiro volume da série Seminários. Esta série compõe a Coleção Filosofia & Formação, publicação decorrente da parceria entre o Grupo de Filosofia da UFG, Campus Catalão e a Paco Editorial. Neste primeiro volume da série o leitor encontrará cinco seções em que o elemento comum entre elas é o investimento filosófico sobre a questão da formação, respeitando a multiplicidade dos pensamentos evocados em cada uma das abordagens. Transversalmente, foram postos em movimento o pensamento pedagógico contemporâneo e sua relação com as filosofias de Hannah Arendt, Emmanuel Mounier, Friedrich Nietzsche e Jean Jacques Rousseau.
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Seção 1: Filosofia e o encontro com a Educação.
Capítulo 1. Diógenes e Nietzsche no julgamento das “ações afirmativas” na educação brasileira.
Capítulo 2. A filosofia da educação como caixa de ferramentas.
Seção 2: Arendt e a preservação do mundo como preocupação da educação.
Capítulo 3. As crianças, suas infâncias e as instituições de educação infantil: reflexões a partir do pensamento de Hannah Arendt.
Capítulo 4. A dimensão política da educação em Hannah Arendt: responsabilidade e cuidado pelo mundo.
Seção 3: Mounier e a comunidade como valor educativo.
Capítulo 5. O personalismo de Emmanuel Mounier: reflexões a respeito do existencialismo e da sua contribuição para educação.
Capítulo 6. O personalismo e a educação: construção da pessoa na comunidade.
Capítulo 7. Mounier, o comunitarismo e a pedagogia brasileira.
Seção 4: Nietzsche e a pedagogia feita em pedaços.
Capítulo 8. A crítica nietzschiana a uma educação superficial e utilitária.
Capítulo 9. Educação e educação escolar: um olhar a partir do pensamento de Nietzsche.
Seção 5: Rousseau e a educação como princípio de uma nova sociedade.
Capítulo 10. Rousseau e os mestres.
Capítulo 11. Rousseau e a recusa da formação do homem à venda.
Capítulo 12. Os conflitos sobre os pressupostos do ethos.