Em “Fernando de Azevedo em releituras” encontramos reflexões sobre em que medida a produção textual e a atuação político institucional de personagens como ele exerceram papel significativo em nossa organização social e no processo de autonomização do c...
Sinopse
Em “Fernando de Azevedo em releituras” encontramos reflexões sobre em que medida a produção textual e a atuação político institucional de personagens como ele exerceram papel significativo em nossa organização social e no processo de autonomização do campo educacional? Fernando de Azevedo se envolveu com a questão da construção nacional e enfrentou o desafio de promover a democratização da cultura e do acesso à educação escolar em um país marcado por fortes desigualdades sociais. Sua trajetória nos coloca questões das quais não podemos fugir e que podem ser formuladas para os dias atuais: qual é o lugar reservado à educação pública no Brasil e qual o papel dos intelectuais engajados nesta esfera de atuação?
Número de Páginas
292
Formato
14X21
Área
Educação
Introdução
Parte I: AS VÁRIAS VERSÕES DA REFORMA EDUCACIONAL DO RIO DE JANEIRO ENTRE 1927 E 1930
Capítulo 1. Um educador nas lutas de seu tempo
Parte II: PRODUÇÃO DE E SOBRE FERNANDO DE AZEVEDO
Capítulo 2. O acervo Fernando de Azevedo: sobre indícios, consultas e possibilidades
Capítulo 3. Produção de Fernando de Azevedo
Parte III: EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA: CATÁLOGO DE UMA EXPOSIÇÃO
Capítulo 4. Catálogo de uma exposição: olhares, arranjos, disposições, documentos e ações em defesa da educação pública
Referências
Diana Gonçalves Vidal