Este livro apresenta um relato de experiência que estabeleceu um processo de intervenção didática para elucidar os aspectos relacionados às construções matemáticas. O estudo assume um ponto de vista semiótico delineado pela complementaridade entre refe...
Sinopse
Este livro apresenta um relato de experiência que estabeleceu um processo de intervenção didática para elucidar os aspectos relacionados às construções matemáticas. O estudo assume um ponto de vista semiótico delineado pela complementaridade entre referência e sentido, traz, apresenta e descreve, pelo ponto de vista do educador, atividades que foram planejadas e executadas em sala de aula. Resultado de trabalho de pesquisa-ação desenvolvido em espaço escolar por mais de 30 anos pelo professor Michael F. Otte, o Pensamento sobre Complementaridade Otteano (PsCO). Esta publicação é destinada a estudantes, professores e interessados em possibilidades metodológicas promover aprendizagens matemáticas.
Número de Páginas
148
Formato
14x21
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
Introdução
1. A atividade “explorando a régua em sala de aula” e a semiótica no pensamento sobre complementaridade Otteano – PsCO
2. EPISÓDIO #1: O Metro, a Unidade e a Unidade de Medida
3. EPISÓDIO #2: Ampliando conceitos em nossa análise ao utilizar o Sistema Métrico
4. EPISÓDIO #3: Introduzindo aspectos da álgebra e da potenciação
5. EPISÓDIO #4: Números Racionais na nossa régua
6. EPISÓDIO #5: Operações com Números Racionais (soma e multiplicação)
7. EPISÓDIO #6: A operação de Divisão com Números Naturais
8. EPISÓDIO #7: Introdução à operação da Divisão nos Números Racionais
9. EPISÓDIO #8: Aprofundando a compreensão sobre o algoritmo Dominante ao dividir com Números Racionais
Considerações finais
Referências