Este livro apresenta experiências e reflexões provenientes do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de História, realizado por meio de uma profícua parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Colégio de Aplicação da Unive...
Sinopse
Este livro apresenta experiências e reflexões provenientes do Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de História, realizado por meio de uma profícua parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e as redes municipal e estadual de Educação de Florianópolis e de Santa Catarina. O intuito é, além de divulgar o trabalho realizado pelos acadêmicos e acadêmicas, contribuir com os debates contemporâneos a respeito da educação, dos desafios da profissão docente e, particularmente, da formação docente inicial em História.
Número de Páginas
176
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Educação
1. Experiência com propagandas racistas em sala de aula
2. O estudo do Lixo numa perspectiva da cultura material
3. O ensino de história da África: uma experiência do estágio curricular supervisionado em História na Udesc (2016)
4. O uso de fontes históricas como auxílio didático nas aulas de história
5. Reflexões acerca do ensino de história, da decolonialidade do saber e da Lei 11.645/2008 a partir da experiência no Estágio Supervisionado
6. O ensino de história e o uso de fontes em sala de aula
7. “Uma tarde no museu: impressões e conclusões de um 6º ano a uma visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia/UFSC”
8. Pesquisando na web: noções de alunos do sexto ano acerca de sítios arqueológicos brasileiros
9. Conexões temporais: relações que jovens do 1º E.M. fazem entre presente e passado na história – Florianópolis, 2016.