Esta coletânea é uma proposta imersiva que enfatiza o ponto de vista emotivo na narrativa dos filmes, deixando em evidência o caráter ambivalente da condição humana. Na dialética dos gêneros originários do cinema, o imaginário adquire a capacidade de p...
Sinopse
Esta coletânea é uma proposta imersiva que enfatiza o ponto de vista emotivo na narrativa dos filmes, deixando em evidência o caráter ambivalente da condição humana. Na dialética dos gêneros originários do cinema, o imaginário adquire a capacidade de projetar os mais íntimos e transcendentes desejos da alma. Essencialmente moderno e relativamente contemporâneo, o cinema é feito das fantasias dos seus criadores, roteiristas e realizadores, que projetam na tela o “espírito do tempo”, impulsionando o espectador para uma viagem sem fronteiras. O convite é se entregar à fruidez de uma experiência intensa e vibrante na atualização da sétima das Belas Artes.
Número de Páginas
484
Formato
14x21
Área
Comunicação
Perspectiva estética do humano no cinema
Experiência estética – aquém e além dos sentidos
As interfaces humano/máquina no imaginário cinematográfico
Todo homem culto é um cinéfilo
Um cavalo de deus para a consciência estética do pós-humano
A violência no cinema
Estética da razão animal. Truman e os quatro latidos da alma
Homem Irracional: a performatividade de um protagonista antissedutor
Considerações teóricas a respeito das condições de “abertura crítica” nos trailers
Relatos Selvagens – o universo admirável do Phaneron
Estética da culpa feminina escrita nas nuances do vermelho
Amor - nem tão necessário na ficção nem menos contingente no romance
Ninfomaníaca – um feminino além dos gêneros
O jogo retórico da economia como estética cinematográfica em The Big Short
Moonlight – somente um pretexto
Narrativas do morrer no viver em Ma Ma
La La Land - dançando estações de um amor líquido
Experiência estética e conceitos-imagem no filme Lion: algumas aproximações estético-filosóficas
A concha que o espírito habita: visões do maquínico-homem de Rupert Sanders
Entre o bem e o mal de oito condenados – a estética em branco e preto de Tarantino
Um café para falar do amor judaico e do interesse de Woody Allen em não querer pagar a conta
O real é invisível em Dunkirk de Christopher Nolan
A experiência estética da fé em Até o Último Homem
Alice e a estética visual na narrativa do espelho de Tim Burton
Uma epopeia do amor humano na ficção científica do filme Interestelar
Considerações finais
Sobre os Autores
Aguinaldo Pettinati
Ana Maria Fonseca Zampieri
Beatriz Renata Wild
Caio Menezes Graça D’Carvalho
Carlos Eduardo Caldo Giglioli
Duilio Maximiano Lanzoni
Elisangela Miras
Filipe Silva Perez
Francisco Barbuto Junior
Giselle Gubernikof
Leda Tenório da Motta
Lúcia Santaella
Lucilla da Silveira Leite Pimentel
Marcelo Matos
Maria Victoria Segovia Fernández
Paulo Ricardo Giglioli
Rafael Iwamoto Tosi
Renata Tarrio
Ricardo Fortunato
Roberto Carlos Oliveira
Sandra Souza
Tania A. Moraes e Silva