Aproximar as pessoas dos bens culturais faz parte de um processo educacional mais amplo do que a escolarização. Reconhecer,...
Sinopse
Aproximar as pessoas dos bens culturais faz parte de um processo educacional mais amplo do que a escolarização. Reconhecer, respeitar, preservar, interagir e fortalecer a identidade pelo meio do patrimônio cultural locais são possíveis por meio de uma educação patrimonial ou educação para o patrimônio. A obra é direcionada para professores da educação básica, mas também se propõe, como instrumento para conhecimento e uso por diferentes agentes sociais. Tomando como base a cidade de Icó/CE, sua história e seu patrimônio, as estratégias sugeridas podem ser adaptadas para diferentes contextos.
Número de Páginas
84
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2023
Área
Educação
APRESENTAÇÃO
1. ICÓ/CE, A CIDADE MONUMENTO E DOCUMENTO
1. Icó: o sertão, o Salgado e a gente
2. Heranças do passado: arquitetura, história e tradições
2. EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO
1. O professor como mediador em Educação Patrimonial: estratégias didáticas
2. Construindo uma proposta didática em Educação Patrimonial
3. A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
1. Alguns questionamentos sobre o trabalho com a proposta de educação patrimonial e alguns conceitos inseridos nas estratégias didáticas que são importantes para a compreensão do objeto de estudo
2. Conceitos em Educação Patrimonial
4. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Oficina: Um milagre pode acontecer
Oficina: A praça em festa: Vai passar o cortejo real!
Oficina: Conversas no Mercado Público
Oficina: O ofício dos construtores
Oficina: Do caminho das boiadas ao traçado das ruas de Icó/CE
Oficina: Que os ventos do Aracati nos tragam notícias
Oficina: Eu, guia do patrimônio de Icó/CE
Oficina: Patrimônio e presente, um diálogo possível (?)
Jornal Diário do Nordeste
Anexo
REFERÊNCIAS