Em “Este é o Brasil caboclo, este é o meu sertão...” promove leituras e interpretações do cancioneiro caboclo, analisando a constituição de sujeitos e representações do sertão. Percorreu o contexto e a cultura a partir do cenário em que Tonico e Tinoco...
Sinopse
Em “Este é o Brasil caboclo, este é o meu sertão...” promove leituras e interpretações do cancioneiro caboclo, analisando a constituição de sujeitos e representações do sertão. Percorreu o contexto e a cultura a partir do cenário em que Tonico e Tinoco conceberam as letras de suas canções. A base teórica passa pelas obras e reflexões de Michel de Certeau, Michel Foucault, com alguma ancoragem em Sigmund Freud. Também adentramos a história do mercado fonográfico, do rádio e da televisão, que consideramos como espaços aproveitados pelos compositores para falar dos sonhos de melhores condições de vida e do êxodo rural ocorridos no Brasil da segunda metade do século XX.
Número de Páginas
176
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
História da Música
O sertão caboclo: breve prefácio a um livro original
Introdução
Capítulo 1
1. A discografia e a abordagem teórica
2. O consumo, a produção do espaço, a música e o sertão
Capítulo 2
1. A música e a pesquisa em história
2. A constituição do sertão na discografia cabocla
3. O sertão e as letras da década de 1960
Capítulo 3
1. Aspectos da constituição do caboclo
2. Caboclos e regiões
3. O caboclo como sujeito vingativo
4. Produtor/consumidor de música cabocla/caipira e sertaneja
Considerações finais
Versões completas das canções utilizadas
Referências
Índice remissivo