O CRR-EEFFTO-UFMG apresenta de forma clara como construiu suas intervenções, tendo a sensibilidade de aproximar a gestão e os serviços para escutar as reais necessidades da região. Essa iniciativa promove uma aproximação desejada, mas nem sempre efetiv...
Sinopse
O CRR-EEFFTO-UFMG apresenta de forma clara como construiu suas intervenções, tendo a sensibilidade de aproximar a gestão e os serviços para escutar as reais necessidades da região. Essa iniciativa promove uma aproximação desejada, mas nem sempre efetivada, entre as universidades e os serviços. Constatamos que quase não temos, nas graduações da saúde e de humanas, disciplinas que promovam a discussão sobre a questão do uso e abuso de álcool e outras drogas. Este livro mostra a importância de suprir essa lacuna. Ter como base teórica as ideias, de educação para libertação e para autonomia, de Paulo Freire, nos aponta em que direção os diversos profissionais envolvidos no projeto deste livro apresentam o que foi executado. E aliás, na atenção ao usuário de álcool e outras drogas, do que se trata é do incentivo à autonomia e à responsabilização. Os leitores terão ótimas contribuições de como podem promover a educação permanente em suas regiões e contribuir para uma real assistência ao público-alvo historicamente negligenciado: os usuários de álcool e outras drogas e seus familiares. Esperamos que a leitura promova as reflexões necessárias aos profissionais e aos gestores e ao lê-lo, valorizem e incentivem a Senad/MJ a dar continuidade às atividades dos CRRs em todo país. (Raquel Martins Pinheiro)
Capítulo 1. Os desafios do processo educativo para a construção do centro regional de referência em álcool e outras drogas da Universidadade Federal de Minas Gerais-CRR-UFMG.
Capítulo 2. Teoria de redes e articulação social: algumas perspectivas para o fortalecimento das coletividades.
Capítulo 3. Políticas intersetoriais e a redução de danos.
Capítulo 4. Juventudes e drogas: o cuidado integral das famílias e dos jovens.
Capítulo 5. Abordagens terapêuticas do usuário de drogas: interfaces com a configuração de redes de enfrentamento e proteção e com a saúde do trabalhador.
Capítulo 6. Intervisão: um caminho para o fortalecimento da rede no cuidado com usuários e famílias de álcool e outras drogas.
Capítulo 7. Drogas: quem diz o que pode e o que não pode?
Capítulo 8. Criminalização de adolescentes aliciados para o trabalho infantil no tráfico de drogas.
Capítulo 9. Abordagem preventiva da educação física com usuários de drogas.
Capítulo 10. Do conceito de “periferia”: primeiras aproximações teóricas.
Capítulo 11. O papel das redes intangíveis na configuração dos laços de reciprocidade afetiva de usuários de álcool e outras drogas em remissão.
Capítulo 12. Dependência não é questão moral.
Capítulo 13. O dependente de drogas: desconstruindo paradigmas.
Capítulo 14. O papel da sumad no município de sete lagoas e seu apoio aos cursos do centro regional de referência em crack, álcool e outras drogas (UFMG).