O livro Entre Instituições, Práticas e Saberes: o Ensino de História e História da Educação no Brasil aborda importantes contribuições acerca do ensino de História e da história da educação no país, apresentando novos olhares sobre os problemas educaci...
Sinopse
O livro Entre Instituições, Práticas e Saberes: o Ensino de História e História da Educação no Brasil aborda importantes contribuições acerca do ensino de História e da história da educação no país, apresentando novos olhares sobre os problemas educacionais brasileiros situados sob o âmbito do ensino de História.
Organizada em sete capítulos, a obra reúne textos de diversos pesquisadores que se dedicam ao estudo de diferentes concepções a respeito do ensino de História e da história da educação no Brasil, trazendo, por meio de uma perspectiva histórica, pertinentes reflexões sobre os atuais problemas do ensino e da educação brasileira.
Número de Páginas
140
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
1. O ensino da história pátria e a educação cívica na primeira república: uma análise da obra de Afonso Celso
2. Ensino e pesquisa: trabalhando com acervos históricos digitais na educação básica
3. O ensino de história alinhado à BNCC: limites e possibilidades
4. Considerações teóricas e metodológicas para das instituições escolares
5. Divulgação, comunicação e expressão: conteúdos procedimentais e atitudinais para o ensino e a aprendizagem histórica do século XXI
6. O ensino de história na perspectiva decolonial: a linguagem subversiva das histórias em quadrinhos
7. O ensino de história: uma perspectiva a partir da didática da história de Jörn Rüsen
Sobre os autores
Diego Santos Barbosa
Elisângela Pereira dos Santos
Fernanda Soares Rezende
Henrique Martins da Silva
Júlio Cesar Paixão Santos
Leonardo Ferreira de Jesus
Regina de Carvalho R. da Costa
William Mathias Moreira