A obra tem como principal finalidade o compartilhamento de experiências de ensino de línguas indígenas no Brasil, nas últimas décadas. Para isso, toma como ponto de partida uma reflexão sobre a importância da atualização dos Referenciais Curriculares N...
Sinopse
A obra tem como principal finalidade o compartilhamento de experiências de ensino de línguas indígenas no Brasil, nas últimas décadas. Para isso, toma como ponto de partida uma reflexão sobre a importância da atualização dos Referenciais Curriculares Nacionais para Escolas Indígenas no que diz respeito ao ensino de línguas indígenas e língua portuguesa. Dessa forma, no decorrer do livro o leitor poderá ter acesso a práticas de ensino de línguas indígenas, tanto em escolas indígenas quanto em outros espaços, tais como centros culturais e universidades, nas modalidades de ensino presencial e a distância. Ademais, autores indígenas e não indígenas colaboram com a compreensão de realidades diversificadas de ensino de línguas, dado o grau de contato com a sociedade não indígena e o grau de vitalidade das línguas indígenas no contexto atual, considerando a prática de ensino, a produção de material didático e a formação de professores indígenas. Portanto, cada capítulo que compõe o livro revela avanços e desafios para o reconhecimento, a manutenção e o fortalecimento de línguas indígenas brasileiras na contemporaneidade.
Número de Páginas
184
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2025
Área
Ciências Sociais
Andérbio Márcio Silva Martins
Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
O RCNEI E AS LÍNGUAS
INDÍGENAS BRASILEIRAS 13
Andérbio Márcio Silva Martins
Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
UMA PROPOSTA PARA ENSINO DE
LÍNGUA MATERNA KAIOWÁ NA ESCOLA
PA’I CHIQUITO – CHIQUITO PEDRO 41
Fábio Conscianza
ENSINO DE LÍNGUA E CULTURA
KAIOWÁ E GUARANI NO CASULO 51
Graciela Chamorro
NOTAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO KORUBO 65
Sanderson Castro Soares de Oliveira
O ENSINO DA LÍNGUA TERENA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA
INDÍGENA NA ALDEIA BURITI/MS 83
Rogério Vicente Ferreira
Adiane Quelri Valente França
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO E ENSINO BILÍNGUE EM ESCOLA INDÍGENA: ASPECTOS CULTURAIS DO POVO DJEOROMITXI (JABOTI) (DJEOROMITXI HÕNÕ NÕTXI) 99
Fábio Pereira Couto
André Jaboti
ACESSIBILIDADE DIGITAL E VALORIZAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PROPOSTA DE CURSO DE FORMAÇÃO ON-LINE PARA PROFESSORES INDÍGENAS ENVOLVENDO LÍNGUAS DE SINAIS 125
Kelly Priscilla Lóddo Cezar
Denise Silva
Shirley Vilhalva
Beatriz de Oliveira
SOBRE OS AUTORES 175
Andérbio Márcio Silva Martins
Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
Autores:
Adiane Quelri Valente França
André Jaboti
Beatriz de Oliveira
Denise Silva
Fábio Conscianza
Fábio Pereira Couto
Graciela Chamorro
Kelly Priscilla Lóddo Cezar
Rogério Vicente Ferreira
Sanderson Castro Soares de Oliveira
Shirley Vilhalva