Sinopse
Este livro apresenta temáticas do Ensino de História que vão desde_x000D_
discussões metodológicas como o uso de filmes nas aulas dehistória, passando por contribuições da historiografia ao ensino de história, história do ensino de história, provocações crítico-analíticas, além de experiências docentes.
Número de Páginas
248
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2016
Área
Educação
Onze Teses, Uma Suspeita e Um “Pode Ser Que...” Sobre Educação e Ensino de História; Aprender com o Cinema, Aprender sobre o Cinema: A Sétima Arte e o Ensino de História; Políticas de Identidade e Ensino de História no Mundo Contemporâneo: As Narrativas Raciais da Nação; Interpretações da Independência Brasileira nos Livros Didáticos de História do Brasil de Joaquim Silva entre 1946 e 1961; Formação Docente e a Escola no Século XXI: Os Desafios dos Professores na Contemporaneidade; Narrativas de Visitas a Museus: Práticas de Memória e Formação Histórica; Desafios do Tempo Presente: Educação e Diversidade Cultural; Aprender a Viver Juntos: Ensino de História e Educação Intercultural; O Giz, O Chicote e a Cegueira: Algumas Reflexões Pessoais sobre a Prática de Lecionar História Indígena e História da África em uma Região de Identidade “Europeia”; Estrelas numa Poça D’água: Dez Componentes para uma Aula de História no Ensino Superior; Nova História Cultural: Uso das Linguagens e Percursos Possíveis._x000D_