Em “Ensaios filosófico-educacionais de uma perspectiva wittgensteiniana” encontramos o prefácio, inédito em língua portuguesa, do filósofo austríaco Wittgenstein para a sua segunda e última obra publicada em vida: Dicionário para escolas primárias, pub...
Sinopse
Em “Ensaios filosófico-educacionais de uma perspectiva wittgensteiniana” encontramos o prefácio, inédito em língua portuguesa, do filósofo austríaco Wittgenstein para a sua segunda e última obra publicada em vida: Dicionário para escolas primárias, publicado em 1926. A obra de Wittgenstein tem sido fonte de inspiração para diversos campos do conhecimento, não tendo ficado restrita à área da filosofia. Suas reflexões sobre a linguagem e seu método terapêutico têm se mostrado uma potente ferramenta para se repensar as questões educacionais contemporâneas. Esta publicação é destinada a estudantes, pesquisadores, professores, profissionais e interessados pela multiplicidade de usos das palavras da linguagem educacional.
Número de Páginas
276
Formato
14x21
Ano de Publicação
2020
Área
Educação
Prefácio
PARTE I
1. Prefácio do dicionário para escolas primárias: comentário introdutório
Prefácio do Dicionário para Escolas Primárias
2. O Dicionário para escolas primárias de Ludwig Wittgenstein
3. Um sentido mais abrangente do conceito de tradução – da sala de aula a diferenças culturais
PARTE II
4. O que significa ser cidadão? Um exercício de indagação conceitual
5. Breves reflexões sobre a filosofia como atividade: as contribuições de Wittgenstein
6. Pressupostos essencialistas da pedagogia das competências – uma crítica wittgensteiniana
PARTE III
7. Indagações sobre a alfabetização construtivista em diálogo com a terapia filosófica de Wittgenstein
8. Paradigmas epistemológicos e o ensino em enfermagem: uma abordagem da terapia filosófica wittgensteiniana"