Na tentativa de desenvolver ações didáticas a favor das diferenças e sintonizadas com as demandas da sociedade contemporânea, professores e professoras deixaram-se inspirar pelas teorias pós-críticas e criaram uma pedagogia singular. Denominada Educaçã...
Sinopse
Na tentativa de desenvolver ações didáticas a favor das diferenças e sintonizadas com as demandas da sociedade contemporânea, professores e professoras deixaram-se inspirar pelas teorias pós-críticas e criaram uma pedagogia singular. Denominada Educação Física cultural, culturalmente orientada ou simplesmente currículo cultural, suas especificidades compreendem princípios ético-políticos que orientam a definição das práticas corporais a serem tematizadas, modos de organizar as atividades de ensino, estratégias avaliativas e, sobretudo, os conhecimentos abordados nas aulas. Subvertendo a tradição do componente, a proposta nasceu no chão da quadra, pelas mãos de docentes e discentes que vivem o cotidiano escolar e vem se transformando com o passar do tempo. Este livro descreve a atual configuração da perspectiva cultural da Educação Física a partir da análise dos relatos das experiências mais recentes realizadas em instituições de ensino públicas e privadas.
Número de Páginas
116
Formato
14x21
Ano de Publicação
2019
Área
Educação Física
Introdução
1. Estado da arte
2. Campos de inspiração
3. Definição dos temas e situações didáticas
4. Organização e desenvolvimento das situações didáticas
5. Emergência dos conteúdos
Considerações transitórias
Referências bibliográficas