Este livro é um convite a abrirmos nossa caixa de memórias e nela deixarmos registradas nossas marcas de um tempo de ruptura que marcou a memória coletiva, marcas de um tempo de luta e de luto, tempo em que as vulnerabilidades sociais ficaram mais níti...
Sinopse
Este livro é um convite a abrirmos nossa caixa de memórias e nela deixarmos registradas nossas marcas de um tempo de ruptura que marcou a memória coletiva, marcas de um tempo de luta e de luto, tempo em que as vulnerabilidades sociais ficaram mais nítidas, tempo pandêmico em que a covid-19 chegou ditando as regras do isolamento social
Número de Páginas
200
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2024
Área
Educação
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1.
CAMINHOS DA PESQUISA
1. Situando o contexto da pesquisa
2. Caminhada de encontro: conhecendo alguns caminhos já trilhados por meio da revisão bibliográfica
3. Caminhada de escuta e ação: construção dos dados da pesquisa e aportes teóricos
CAPÍTULO 2.
RELAÇÃO CRIANÇA-ESCOLA-MUSEU
1. Concepção de criança
2. Escola e museu: espaços de experiências e memórias
2.1 Apresentação da EMBP
2.2 O MRSJDR e seu setor educativo
3. Experiência museal
3.1 Crianças e memórias
CAPÍTULO 3.
CAIXA DE MEMÓRIAS: UMA EXPERIÊNCIA MUSEAL NA PANDEMIA
1. O cotidiano: situações e emoções suscitadas pela pandemia
2. Significando a pandemia
3. Vínculos afetivos: relações com o próximo e com a natureza
3.1 Saudades da escola
3.2 (Re)criando laços com a família
3.3 Proximidade com os animais e a natureza
4. Mediação adulto-criança
CONSIDERAÇÕES
FONTES
Referências