Sinopse
Este livro traz uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Sorbonne – Paris VI, com a atividade teatral da Casa da Ópera de Vila Rica desde o ano de sua inauguração (1770) até a independência do Brasil. A obra destaca todos os aspectos que abordam o teatro: seu idealizador, a construção, o repertório, os artistas, o público e os modelos arquitetônicos que inspiraram a sua construção. A importância do livro é reconhecida, inclusive, pela sua inserção nas comemorações pelos 300 anos de Ouro Preto.
Número de Páginas
228
Formato
17x24cm
Ano de Publicação
2012
Área
História
Os teatros efêmeros no XVIII: festas públicas e representações teatrais na Capitania das Minas Gerais, A organização das óperas e comédias nas festas públicas, O teatro do siglo de oro e o teatro ao gosto português, Os artistas: pessoas principais, mulatos e comediantes crioulos, Arquitetura dos teatros efêmeros no século XVIII, Os idealizadores dos teatros públicos no século XVIII, Aqui é a casa da Virtude onde se vê punido o crime rude, A Casa da Ópera de Vila Rica e João de Sousa Lisboa, O repertório da Casa da Ópera de Vila Rica: o teatro “ao gosto português” e as traduções das obras de Pietro Metastasio, As Óperas representadas em Vila Rica, Metastasio e seus tradutores na América portuguesa, Demofoonte em Trácia ou Mais Vale Amor do que Hum Reyno, O Mais Heroico Segredo ou Artaxerxes, Os atores, atrizes e empresários da Casa da Ópera de Vila Rica, O teatro da sociedade: o público das Casas da Ópera da América portuguesa, Os Assinantes da Casa da Ópera de Vila Rica em 1772, A arquitetura das Casas da Ópera: da influência ibérica à influência italiana, A Arquitetura da Casa da Ópera de Vila Rica/Ouro Preto.