Documentário de ética dialógica

Documentário de ética dialógica

Uma ferramenta para a análise e produção de filmes com alteridades

ISBN: 9788546227228 AUTOR: Thífani Postali Jacinto

A leitura deste livro é uma oportunidade para voltarmos os

olhares aos estudos que levam ao conhecer, expressar e comunicar

a partir do encontro com as culturas diversas. Um

convite para assumirmos uma postura vigilante contra todas...

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Sinopse

A leitura deste livro é uma oportunidade para voltarmos os

olhares aos estudos que levam ao conhecer, expressar e comunicar

a partir do encontro com as culturas diversas. Um

convite para assumirmos uma postura vigilante contra todas

as práticas de distorção, de exclusão e de desumanização. Para

tal, o saber-fazer da autorreflexão crítica e o saber reconhecer

a sabedoria exercitada pelo Outro, são fundamentais para a

produção midiática ou científica.

A obra cria a oportunidade de um “encontro dialógico”

inclusive com os leitores. Com a definição de categorias/conceitos

para a análise de filmes que abordam temáticas dos

grupos marginalizados, a autora vai explicitando as diferentes

possibilidades de produção de documentário e das posturas

de documentaristas frente aos atores sociais. Nesse movimento,

os pressupostos buberianos acerca da ética dialógica

sustentam a proposição de uma necessária postura eu-tu para

a produção de filmes com alteridades.


Número de Páginas

220


Formato

14x21cm


Ano de Publicação

2024


Área

Estudos de Linguagem


PREFÁCIO

NOTA DA AUTORA: POR QUE HIP HOP?

INTRODUÇÃO

1. OS TERRITÓRIOS PERIFÉRICOS

1.1 As culturas dos territórios periféricos

1.2 O discurso do Hip Hop: comunicação e identidade cultural

2. IDENTIDADES PROSCRITAS: A REPRESENTAÇÃO DAS SUJEITAS E SUJEITOS PERIFÉRICOS

3. DOCUMENTÁRIO E RELAÇÃO DIALÓGICA

3.1 A ética dialógica buberiana

3.2 As relações entre documentaristas e atores sociais

3.3 As relações entre documentaristas e espectadores

4. DOCUMENTÁRIO DE ÉTICA DIALÓGICA

4.1 Conhecimento prévio

4.2 Encontro dialógico

4.3 Interação tripolar contemplativa

5. ANÁLISES FÍLMICAS: APLICAÇÃO DOS CONCEITOS APRESENTADOS

5.1 Antes, uma nota sobre espaço e tempo dos filmes

5.2 Favela no ar: uma relação Eu-Isso com Tu-Aparência

5.3 Aqui favela: o rap representa: uma relação Eu com Tu

5.4 Uma leitura sobre a relação Eu-Ser com Tu

CONSIDERAÇÕES

POSFÁCIO

DA VIDA À TEORIA: ENCONTROS DIALÓGICOS

REFERÊNCIAS

Filmografia

AGRADECIMENTOS