Este livro apresenta reflexões produzidas a partir do desenvolvimento do curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Docência na Educação Infantil (Cedei), ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirig...
Sinopse
Este livro apresenta reflexões produzidas a partir do desenvolvimento do curso de especialização (pós-graduação lato sensu) em Docência na Educação Infantil (Cedei), ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Universidade Federal de Rondônia (Unir), cujo objetivo era formar em nível de especialização (lato sensu) professores/professoras, coordenadores/coordenadoras, diretores/diretoras de instituições de Educação Infantil – creches e pré-escolas – da rede pública e equipes de Educação Infantil dos sistemas públicos de ensino.
Capítulo 1: Formação continuada de professoras da Educação Infantil: a experiência do Cedei.
Capítulo 2: Educação Infantil: princípios, organização e gestão.
Capítulo 3: O que pode a infância na formação docente?
Capítulo 4: O curso de especialização em docência na Educação Infantil e suas contribuições para repensar a prática docente
Capítulo 5: Ressignificações crítico-pedagógicas: reencontrando a Educação Infantil pela atuação no Cedei em Rondônia
Capítulo 6: Ser formadora, ser pesquisadora, ser pessoa: atravessamentos e experiências de uma prática de formação e de vida
Capítulo 7: Experiência no estágio no curso de especialização (lato sensu) em docência na Educação Infantil (Cedei): aprendizagens e conquistas
Capítulo 8: O fazer pedagógico no segmento creche: um trânsito permanente da docência entre a autonomia e a heteronomia
Capítulo 9: Formação continuada dos professores da E.M.E.I. Sementes do Araçá – uma experiência em construção
Capítulo 10: Entre cuidar, educar e brincar: uma experiência de repensar a prática na formação continuada com professoras das creches em Jaru/RO
Capítulo 11: Avaliação na Educação Infantil: uma possibilidade de renovação na Escola Balão Mágico.
Capítulo 12: Espaços que falam e educam.
Capítulo 13: A (re)organização dos espaços e tempos na Educação Infantil: uma experiência vivenciada.
Capítulo 14: Rotina como organizadora do tempo e espaços na Educação Infantil.
Capítulo 15: O corpo em movimento na Educação Infantil