A obra Direito à educação na prisão: segurança e ensino na fronteira Brasil/Bolívia, de Clayton da Silva Barcelos, sendo resultado de uma pesquisa realizada numa unidade prisional de fronteira, apresenta pertinentes reflexões acerca da educação em espa...
Sinopse
A obra Direito à educação na prisão: segurança e ensino na fronteira Brasil/Bolívia, de Clayton da Silva Barcelos, sendo resultado de uma pesquisa realizada numa unidade prisional de fronteira, apresenta pertinentes reflexões acerca da educação em espaços de privação de liberdade.
Organizado em seis capítulos, o livro aborda o sistema penitenciário de Corumbá/MS, a fim de compreender os sentidos e significados que as professoras atuantes nesse espaço dão à educação escolar.
Número de Páginas
180
Formato
14x21
Ano de Publicação
2022
Área
Educação
Prefácio
Introdução
1. O direito de ter e dar aulas na prisão
2. Tecituras teóricas
1. Anped
2. Capes
3. SciELO
4. BDTD
5. Acervo pessoal
3. Fronteira e sistema penitenciário
1. O Sistema Penitenciário em Mato Grosso do Sul e em Corumbá/MS, fronteira Brasil e Bolívia
2. Educação escolar no sistema penitenciário brasileiro na fronteira com a Bolívia
4. Campo metodológico: as relações e o espaço de pesquisa
1. Os espaços de privação de liberdade
2. Encontro com espaços e campo de pesquisa
3. Tensões entre segurança e educação escolar: servidores penitenciários e professores
4. Problematizando o ser pesquisador em espaços de vivência na prisão
5. O que dizem as professoras sobre a educação escolar na prisão
1. Formar pessoas em privação de liberdade: para além da remição de pena
2. Do ser ao tornar-se professora
3. Outros achados do campo
6. Anunciando perspectivas
Considerações finais
Referências