A obra Didática, práticas pedagógicas e tecnologias da educação integra, junto com os livros Didática, epistemologia da práxis e tendências pedagógicas e Didática, formação de professores e políticas públicas, uma trilogia que reúne as comunicações rea...
Sinopse
A obra Didática, práticas pedagógicas e tecnologias da educação integra, junto com os livros Didática, epistemologia da práxis e tendências pedagógicas e Didática, formação de professores e políticas públicas, uma trilogia que reúne as comunicações realizadas nas sessões especiais, simpósios e conferências de abertura e encerramento que tiveram lugar no XXI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino “A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais”, realizado no período de 20 a 27 de novembro de 2022, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
Número de Páginas
256
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2023
Área
Educação
PARTE I. DIDÁTICA E PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
Capítulo 1. Pedagogia universitária em movimento: desafios históricos e epistêmicos para a formação e as práticas pedagógicas
Capítulo 2. Pedagogia universitária: contribuições para o desenvolvimento do campo e para as políticas de formação de professores da educação superior
Capítulo 3. El campo de la Didáctica y Pedagogía Universitarias en contexto: los desafíos de la enseñanza remota en tiempos pospandémicos
PARTE II. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES DOCENTES E DIVERSIDADE
Capítulo 4. A pesquisa no campo da Didática e das práticas de ensino: tendências atuais
Capítulo 5. Saberes docentes estruturantes na e para a formação de professores: elementos centrais para repensar a Didática em tempos de pós-pandemia
Capítulo 6. Desafios e perspectivas contemporâneos da Didática na educação de pessoas jovens, adultas e idosas
Capítulo 7. Reflexões sobre a “radicalidade do impossível” e a diversidade de gênero
PARTE III. CULTURAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Capítulo 8. Culturas digitais e inovações nas práticas educativas em contexto da pós-graduação stricto sensu
Capítulo 9. Desenho, Pedagogia e Tecnologia: uma abordagem participativa para o desenvolvimento de espaços de aprendizagem com tecnologia
Capítulo 10. Arte e tecnologia como saberes estruturantes da formação humana, da docência e da didática
Capítulo 11. Tecnologías, desafíos y posibilidades en la formación inicial y continua de docentes en las Instituciones de Educación Superior en México
Sobre os autores