A obra Didática, epistemologia da práxis e tendências pedagógicas integra, junto com os livros Didática, práticas pedagógicas e tecnologias da educação e Didática, formação de professores e políticas públicas, uma trilogia que reúne as comunicações rea...
Sinopse
A obra Didática, epistemologia da práxis e tendências pedagógicas integra, junto com os livros Didática, práticas pedagógicas e tecnologias da educação e Didática, formação de professores e políticas públicas, uma trilogia que reúne as comunicações realizadas nas sessões especiais, simpósios e conferências de abertura e encerramento que tiveram lugar no XXI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino “A Didática e as Práticas de Ensino no contexto das contrarreformas neoliberais”.
Número de Páginas
288
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2023
Área
Ciências Sociais
PARTE I.
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: UMA LEITURA CRÍTICA
CAPÍTULO 1. EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA FRENTE AOS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA
CAPÍTULO 2. DIREITO À EDUCAÇÃO E À ESCOLA PÚBLICA
CAPÍTULO 3. A DIDÁTICA E SEUS COMPROMISSOS COM A PRÁXIS PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: CONSIDERAÇÕES SOBRE UMA ESCOLA SOCIALMENTE JUSTA
CAPÍTULO 4. AVALIAÇÃO NAS TRAMAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
PARTE II. PEDAGOGIA E FORMAS DE RESISTÊNCIA
CAPÍTULO 5. ACTITUD CONSERVADORA Y LA FORMA PEDAGÓGICA DE LA UNIVERSIDAD COMO RESISTENCIA
CAPÍTULO 6. LA PEDAGOGIA Y SUS LITIGIOS
PARTE III.
DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INSURGÊNCIAS
CAPÍTULO 7. FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES PARA A ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: UMA AGENDA DE LUTA E DE PESQUISA
CAPÍTULO 8. A LICENCIATURA COMO QUESTÃO DO TEMPO PRESENTE: QUANDO VIVEMOS CONSTANTEMENTE EM LUTA
CAPÍTULO 9. DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA APOSTA PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
CAPÍTULO 10. PROCESSOS FORMATIVOS E CONTEXTOS EMERGENTES: REINVENTANDO DOCÊNCIAS
CAPÍTULO 11. DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMPLICAÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BASEADAS NO SISTEMA DE SUPORTE MULTICAMADAS
CAPÍTULO 12. PEDAGOGÍA DE LA PREGUNTA EN EL AULA CHILENA DE LENGUA Y LITERATURA: PROFESORES EN FORMACIÓN, SABERES, LITERACIDAD Y TRABAJO DIDÁCTICO
SOBRE OS AUTORES