Desenvolvimento profissional e educação especial

Desenvolvimento profissional e educação especial

Narrativas de (trans) formação de professores a partir de experiências inclusivas

ISBN: 9786558402626 AUTOR: Glaé Corrêa Machado

Desenvolvimento profissional e educação especial: Narrativas de (trans) formação de professores a partir de experiências inclusivas, apresenta reflexão a respeito das transformações ocorridas com professores, considerando as experiências inclusivas e o...

R$ 45,90 R$ 36,72
QTD.:

Mais Informações

Sinopse

Desenvolvimento profissional e educação especial: Narrativas de (trans) formação de professores a partir de experiências inclusivas, apresenta reflexão a respeito das transformações ocorridas com professores, considerando as experiências inclusivas e o desenvolvimento profissional e identidade docente. A obra se constitui de narrativas de professores que, compartilham seus saberes e práticas docentes, que vão sendo construídas em diálogos entre formação e experiência, de modo que, a formação é considerada um investimento, assim como a autoformação, se tornando um elemento estrutural importante na identidade docente.


Número de Páginas

160


Formato

14x21


Ano de Publicação

2021


Área

Educação


PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

1. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES

Profissão e profissionalidade dos professores

Pressupostos da formação profissional dos professores

Base social e definição da função do professor

Consolidação da profissão professor

Conceito de desenvolvimento profissional dos professores

Desenvolvimento pessoal

Desenvolvimento profissional

Desenvolvimento organizacional

Modelos e modalidades de desenvolvimento profissional dos professores

Autoformação

Reflexão, apoio profissional e supervisão

Desenvolvimento curricular

Cursos de formação

Investigação

2. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Especial através dos tempos

Educação Especial no Brasil

Educação inclusiva e seus paradigmas

Educação inclusiva e seus movimentos

Aspectos legais que amparam a Educação Especial numa perspectiva inclusiva

Caminhos pedagógicos para uma Educação Especial que sonha ser inclusiva

3. PERCURSO METODOLÓGICO

O problema e suas questões de pesquisa

Contexto da pesquisa

Caminhos metodológicos

Instrumentos

Coleta e análise dos dados

4. DIÁLOGOS E REFLEXÕES COM O PERCURSO EMPÍRICO

Diálogos e reflexões sobre a iniciação profissional

Diálogos e reflexões sobre a formação e a experiência profissional

Diálogos e reflexões sobre a educação especial e inclusiva e o desenvolvimento profissional

Diálogos e reflexões sobre as (trans) formações profissionais

PERCURSOS, DIÁLOGOS E REFLEXÕES POSSÍVEIS

REFERÊNCIAS

Relacionados

Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 01)

Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 01)

R$ 50,32
Comprar
Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 02)

Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 02)

R$ 28,42
Comprar
Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 03)

Educação Inclusiva no Brasil (Vol. 03)

R$ 27,93
Comprar
Educação Inclusiva no Brasil (vol. 04)

Educação Inclusiva no Brasil (vol. 04)

R$ 30,73
Comprar