Em Desenho imitativo e definido – contribuições para historiografia do ensino de desenho em chave com a educação estética trata de como o ensino de desenho articula-se à arte e à ciência, presentes nos pressupostos renascentistas que retomaram os princ...
Sinopse
Em Desenho imitativo e definido – contribuições para historiografia do ensino de desenho em chave com a educação estética trata de como o ensino de desenho articula-se à arte e à ciência, presentes nos pressupostos renascentistas que retomaram os princípios clássicos do mundo greco-romano, fundamentando posteriormente a visão cientificista do final do século XVIII e XIX com o estilo Neoclássico. O debate suscita a dúvida: o desenho é arte ou ciência? E dialoga com as contribuições de Erwin Panofsky; Arnold Hauser; Friedrich Froebel; Herbert Read; Viktor Lowenfeld, Ana Mae Barbosa; Alexander G. Baungarten; John Ruskin e Luigi Pareyson, autores pioneiros na reflexão sobre desenho, seja do ponto de vista da história da arte, da pedagogia moderna, da arte educação, da filosofia ou da estética.
Número de Páginas
164
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2019
Área
Artes
Uma opinião na forma de prefácio
Capítulo 1. As mudanças curriculares do curso de Educação Artística da UFPR e o ensino do desenho na polarização entre as habilitações em desenho e artes plásticas
1. Ponto de partida
2. Correntes pedagógicas e o curso de Educação Artística da UFPR
3. Desenho como representação e expressão
4. Aspectos metodológicos
Reflexões finais
Capítulo 2: A educação estética por meio de desenhos, palavras e gestos: contribuições para historiografia do ensino de desenho, a partir das produções acadêmicas dos acervos da UFMG e UFPR (1878-1930)
Introdução
1. Itinerários metodológicos e fontes de pesquisa
2. O desenho visto por meio da representação da natureza
3. O desenho visto por meio do desenho geométrico
4. O desenho visto por meio de formas estilizadas, palavras e gestos
Considerações finais
Capítulo 3: A educação dos sentidos: uma abordagem sobre as prescrições do ensino de desenho entre 1870 a 1907
Introdução
1. A educação dos sentidos por meio do desenho
2. Desenho imitativo
3. Desenho definido
Considerações finais
Reflexões finais
Posfácio: Narrativas de si! Desenhar e pesquisar é como dançar na corda bamba
Referências