Esta obra faz parte de um processo de mobilização coletiva entre pesquisadoras e pesquisadores que participam ativamente do GT 20 - Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Regional Sudeste na última década. Da convergência das temáticas trabalhada...
Sinopse
Esta obra faz parte de um processo de mobilização coletiva entre pesquisadoras e pesquisadores que participam ativamente do GT 20 - Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Regional Sudeste na última década. Da convergência das temáticas trabalhadas pelo grupo surge a coleção Psicologia da Educação – ANPEd Sudeste, que apresenta agora este que é o seu terceiro volume. O livro traz produções divididas em três blocos temáticos, sendo eles: 1. Projetos de vida e sentidos de vida na escola: problematizações para a formação integral; 2. Processos pedagógicos na educação básica: aspectos do enfoque histórico-cultural para a formação integral; 3. Temáticas educacionais para a formação integral. Os três blocos dialogam entre si visando à contribuição da Psicologia da Educação para a formação integral de estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Ensino Superior sob abordagens teórico-metodológicas diversas.
Número de Páginas
308
Formato
14x23cm
Ano de Publicação
2023
Área
Psicologia
APRESENTAÇÃO
BLOCO 1 - PROJETOS DE VIDA E SENTIDOS DE VIDA NA ESCOLA: PROBLEMATIZAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL PROJETOS DE VIDA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA
PROJETOS DE VIDA DE ADULTOS EMERGENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS AO LONGO DA VIDA
POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM BREVE DIÁLOGO ENTRE VIKTOR FRANKL E EDGAR MORIN
BLOCO 2 - PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS DO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL
O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR: DRAMAS NA CONSTRUÇÃO DE AMIZADES
A ÚLTIMA CAVALEIRA DO APOCALIPSE: UM ENREDO CAÓTICO DO ENSINO DA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO NO ENSINO MÉDIO
A ORALIDADE/GESTUALIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL DE UM ALUNO SURDO BIMODAL
BLOCO 3 - TEMÁTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL ARTE COMO ATIVIDADE GENÉRICA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE HISTÓRICO CULTURAL
O IDEÁRIO DAS COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PSICÓLOGAS(OS) ESCOLARES E EDUCACIONAIS: UMA PROBLEMATIZAÇÃO NO ESCOPO DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
SERIA A PERSPECTIVA DO PROFESSOR REFLEXIVO UMA SOLUÇÃO PARA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS?
A PÓS-GRADUAÇÃO DESLÚDICA