Os desafios de um programa de iniciação à docência como o Pibid, no contexto de uma sociedade como a brasileira, que, há pouco tempo, outro dia mesmo, universalizou seu ensino fundamental, são por si só significativos. Desafios ampliados no contexto de...
Sinopse
Os desafios de um programa de iniciação à docência como o Pibid, no contexto de uma sociedade como a brasileira, que, há pouco tempo, outro dia mesmo, universalizou seu ensino fundamental, são por si só significativos. Desafios ampliados no contexto de uma universidade que passou por um processo de expansão recente e introduziu em sua cultura acadêmica espaços de formação de professores, como é o caso da Universidade Federal de São Paulo. Grandes desafios colocados à universidade pública e que se materializamna pergunta sobre qual concepção de formação de professor interessa ao país no contexto de um sistema educacional em formação. Eis um bom mote e provocação para pensar os compromissos sociais da universidade pública em nosso tempo presente. Acreditamos que a leitura deste livro permite vislumbrar um pouco a forma como nós, formadores de professores para a escola básica brasileira contemporânea, estamos enfrentando esses desafios aludidos acima. A caminhada é árdua, mas, como escreveu João Guimarães Rosa no final de Grande Sertão: Veredas, “O diabo não há! É o que eu digo, se for... Existe é homem humano. Travessia”.
Número de Páginas
232
Formato
14x21cm
Ano de Publicação
2017
Área
Educação