Em 2017, o XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e o VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, realizado em Goiânia, adotou como tema central “Democracia e emancipação: desafios para a Educação Física e Ciências do Esporte na América...
Sinopse
Em 2017, o XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e o VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, realizado em Goiânia, adotou como tema central “Democracia e emancipação: desafios para a Educação Física e Ciências do Esporte na América Latina”. O tema nos instiga a pensar no papel da Educação Física e das Ciências do Esporte frente ao atual contexto político-econômico e social brasileiro, marcado pelo desrespeito aos processos democráticos e emancipatórios, pela falência ético-moral e estética, pela invisibilidade de sujeitos e pelo descaso à ciência, à educação, ao trabalho, ao lazer e ao acesso democrático às diferentes práticas corporais. Nesse caminho de afirmação das lutas democráticas e emancipatórias, a organização de um espaço de encontro de pesquisadores, de socialização do conhecimento e de produção de saberes no âmbito da Educação Física e das Ciências do Esporte passa a ser fulcral.
2. Fundamentos à formação de professores em pedagogia histórico-crítica para as escolas no campo na Bahia.
3. Inserção curricular da educação física brasileira: questionamentos e desafios diante de 10 anos de produção acadêmica.
4. Universal, singular, particular: sentidos y desplazamientos del curriculum en Argentina.
5. Formación inicial del educador físico en México: contrates entre escuelas normales e instituciones de educación superior versus la evaluación de ingreso del servicio profesional docente.
6. O tema cultura na educação física escolar latino-americana: apontamentos de pesquisadores da Argentina, Chile e Colômbia.
7. Projeto Andora, formação de professores e cultura popular: a sistematização do boi estrela.
8. Corporalidades e manifestações simbólicas: ressignificações a partir do ensino das danças populares para jovens e adultos com deficiências intelectuais e autismo.
9. Ocupar, resistir e formar-se: narrativas autobiográficas de estudantes de um curso de educação física.
10. Narrando performances de masculinidades, interseccionando as diferenças no contexto do voleibol.
11. Controle democrático da política esportiva brasileira: um estudo sobre o Conselho Nacional do Esporte.
12. Caracterização do equilíbrio na posição invertida de atletas brasileiros de saltos ornamentais.
13. Estudo de revisão sobre contribuições das práticas corporais integrativas para a promoção da saúde.
14. Na vida cotidiana do povo Akw?-Xerente, questões para pensar o lazer como experiência cultural.
15. As revistas de vulgarização científica e as estâncias hidrominerais (1930-1940): incentivo médico ao contato com a natureza.
16. Múltiplas ciências da educação física: aprendizagens a partir da ação de seguir cientistas e pesquisas.